Eusébio se destaca no setor de Fast Food

terça-feira | 12/04/2016

Já consolidado por oferecer mais de 100 restaurantes que vão desde a cozinha chinesa à regional, o Eusébio vem se caracterizando ultimamente como destino de redes de Fast Food. O segmento obteve no país, em 2015, um crescimento de 9%, movimentando cerca de R$ 157 bilhões. Como destino preferencial do empresariado por sua pujança econômica, ampla rede de rodovias, energia farta e infraestrutura, o município vem ampliando também seu mercado consumidor, como cidade que mais cresce no Estado em termos populacionais.

O nicho do Fast Food no Eusébio foi potencializado com a chegada do Shopping Eusébio Open Mall, que trouxe duas marcas bastante conhecidas no mercado cearense – A Bebelu e Subway. Com mais de 80 lojas no País, a Bebelu foi fundada, em 1986, ainda com o nome de Babalu Lanches, através de um carrinho de lanches ambulante montado na calçada de uma residência da família, do hoje empreendedor Dernier Pessoa Rios. Presente em 16 estados é considerado o maior grupo de fast-food do mercado Norte-Nordeste, e uma das cinco melhores franquias do Brasil no seu segmento (Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios).

Já o Subway é uma multinacional nascida em 1965 no estado de Connecticut, nos Estados Unidos, através de Fred DeLuca e seu sócio Dr. Peter Buck, na cidade de Bridgeport. Em 1974 a empresa abriu para franquias, lançando a marca Subway. Hoje são mais de 39 mil unidades em todo o mundo.

Mais recentemente, duas novas franquias foram abertas no município – o The Burguers On The Table e o Tchês Burguers. A unidade do The Burguers On The Table, que apesar do nome em inglês, é uma empresa genuinamente cearense, foi instalada no chamado Shopping da Paz, na rotatória da Avenida Eusébio de Queiroz. A empresa foi criada em 2010, em um quiosque com portas de aço, localizado dentro de um lava a jato, com a proposta de fazer sanduíches diferentes e artesanais e o famoso molho WoW.

Já o Tchê Lanches inaugurou sua terceira unidade (as duas outras ficam em Fortaleza), na Avenida Eusébio de Queiroz e divide espaço com o Kasuki, sushi bar, da mesma empresa. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, apesar da crise econômica que passa o país, há uma previsão de crescimento do setor, em torno de 8% ao ano. “Além do mercado promissor, o Eusébio tem atraído diversas empresas da área de alimentação, devido sua classe média crescente e a necessidade de bons restaurantes e lanchonetes para atender a demanda”, pontua.

Ele observa que a participação do Food Service no gasto das famílias com alimentação saltou de 24,1% em 2002, para 33,3% em 2014. “Atualmente esse setor representa quase 40% de participação no setor de alimentação no país, algo impressionante já que nos Estados Unidos, o maior mercado consumidor do mundo, a presença desse segmento é de 49%. Só que 56,4% do consumo fica no Sudeste. No Nordeste o mercado chega a 17,6%, significando que ainda há espaço para crescer”, destacou.

O prefeito Júnior afirma que independentemente do atual cenário econômico, o setor de serviços é o que mais emprega no Eusébio. “Além das empresas de fast food, o Eusébio tem recebido grandes empreendimentos na área de alimentação e já estamos entre os municípios da Região Metropolitana, onde esse setor é um dos mais promissores. Isso representa a ampliação do mercado de trabalho, crescimento da renda e da oferta de emprego. O setor de alimentação é um dos ficaram imunes a crise”, observa.