Nova rede de distribuição de energia beneficia desenvolvimento econômico do Eusébio

quarta-feira | 06/04/2016

O município de Eusébio será beneficiado com uma linha de distribuição de energia da Companhia Energética do Ceará (Coelce). A linha de alta tensão interligará as subestações do Eusébio e do bairro Papicu, em Fortaleza. Com tensão de 12,5 kV, a Linha de Transmissão terá 15 quilômetros para reforçar o sistema elétrico. A obra deveria ter ficado pronta em 2015, mas como passa pela Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti, teve que atender diversos critérios para redução dos impactos ambientais.

Além do Eusébio, serão atendidas as regiões da Água Fria, do Mucuripe e do Papicu, em Fortaleza e o município de Aquiraz. Além de ampliar a oferta de energia para as residências, o reforço beneficiará novas indústrias que estão se instalando e as que negociam suas instalações no município, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel. Ele observa que a Política de Desenvolvimento Econômico do município tem atraído diversas empresas e o quesito energia é um dos fatores preponderantes para que as empresas decidam ter seus negócios no município.

O Eusébio já conta com uma subestação da Coelce com potência inicial instalada de 26,6 MVA, equipada com regulação de tensão através de banco de capacitor, e disponibilidade de cinco alimentadores em 15Kv, que segundo a Companhia vem garantindo a qualidade do fornecimento de energia elétrica para os clientes do município.

O prefeito Júnior destaca que a nova rede de distribuição da Coelce chega em um bom momento, pois o município está recebendo uma grande leva de novos moradores, com a construção de diversos condomínios, além de indústrias e empresas que estão se instalando no Eusébio. “Esse reforço, com certeza, possibilitará que o município amplie o seu projeto de desenvolvimento econômico”, observou o gestor municipal.