Eusébio realiza ações de prevenção contra Tuberculose

terça-feira | 05/04/2016

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), regional Timbú, iniciou nesta semana um trabalho de prevenção contra tuberculose, voltado para os idosos dos bairros que são atendidos por sua equipe de profissionais. O objetivo, segundo a coordenadora do Núcleo, Adriana Arrais, é levar esclarecimentos, através de palestras e distribuição de material informativo, tanto nas unidades de saúde da regional, como nos Centros de Convivência de Idosos.

A ação foi realizada no Centro de Convivência dos Idosos do Cauaçu e nesta quinta-feira na Unidade Básica de Saúde do Cararu, Serão visitadas aindas as comunidades da Encantada, Mangabeira e Timbú. Adriana observa que os idosos, independente de sexo e grupo etário, são particularmente suscetíveis à infecção pelo “Mycobacterium tuberculosis”, provavelmente, devido tanto a fatores biológicos – nutrição e estado imunitário comprometidos, e, talvez, fatores raciais e socioeconômicos.

A Organização Mundial de Saúde estima que entre 19% e 43% da população mundial esteja infectada (doentes e casos assintomáticos) pelo bacilo de Koch, e que, a cada ano, apareçam mais de 8 milhões de novos casos e ocorram 2 milhões de mortes por esta enfermidade. Noventa e cinco por cento dos casos ocorrem em países em desenvolvimento, e estima-se que 380 milhões de pessoas sejam infectadas nos países desenvolvidos.

Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, cerca de 90% dos casos seriam causados por reativação de infecção primária (endógena), constituindo-se num foco importante de manutenção da enfermidade na comunidade. “Além da depressão imunitária característica da idade, acredita-se que as alterações e na função pulmonar também possam favorecer a reativação do bacilo de Koch na idade avançada,” revela..

Segundo o prefeito Júnior, no Ceará, entre os anos de 2001 a 2015, observou-se discreto declínio nas taxas de incidência de Tuberculose, passando de 46,1 casos por 100 mil habitantes, em 2001, para 38,4 casos por 100 mil habitantes no ano 2015. “No Eusébio a taxa chega a 33,3 casos por 100 mil habitantes. Em 2015, a média de cura chegou a 64% no nosso município, bem acima da média estadual que é de 59,2%. Nossas ações de prevenção visam, acima de tudo, a manutenção da saúde de nossos munícipes para que evitem situações de risco,” asseverou.