Eusébio mobiliza sociedade contra a microcefalia

segunda-feira | 01/02/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio realizou uma reunião com secretários municipais e vereadores do município, com o objetivo de discutir a questão da microcefalia. A reunião, convocada pelo Prefeito Júnior, teve como objetivo intensificar as ações visando o controle no município do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Vírus Zica e Febre Chikungunya.

Participaram do encontro os secretários Mário Lúcio (Saúde) Goretti Martins (Esportes e Juventude), Léo Abreu (Cultura e Turismo), Sebastião Albuquerque (Obras e Serviços Públicos), Raimundo Macena (Governo), Celso Rodrigues (Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano- AMMA) e os vereadores Edinardo Macena (Presidente da Câmara Municipal), Cira Targino, Marcos Michel, Tarcísio da Cultura e Roberto Rocha.

O secretário Mário Lúcio fez um relato sobre a situação do controle do vetor no município, destacando que o Eusébio tem um baixo índice de infestação predial – abaixo de 1%, o recomendado pelo Ministério da Saúde, mas a preocupação é com a grande mobilidade dos moradores, que frequentam áreas onde há infestação do mosquito.

“Essa reunião tem como objetivo sensibilizar os gestores e vereadores que tem grande inserção junto a população, para que essa luta seja de cada um eusebiense. Não basta só o Eusébio realizar esse controle, mas vamos fazer nossa parte e alertar a população para buscar se prevenir”, disse Mário Lúcio, destacando a necessidade de ações intersetoriais, para que cada pasta possa contribuir dentro de suas áreas de ação.

Ele destacou que a Secretaria de Saúde, através dos agentes de controle de Endemias, está realizando todas as ações necessárias de controle do vetor, tais como: visitas domiciliares, tratamento de depósitos, orientação e controle domiciliar, eliminação de focos, “agora estamos, através desse encontro, acionando os outros setores”, frisou.

O secretário Mário Lício observou que juntamente com a AMMA a Secretaria de Saúde fará visitas as obras existentes no município e solicitar aos construtores que indiquem funcionários para que façam o acompanhamento e a eliminação dos possíveis focos do mosquito. A AMMA também deverá realizar ações de fiscalização nas obras antes da liberação do habite-se. Já a Secretaria de Educação deverá atuar com mobilização dos alunos, em gincanas, formação de pelotões escolares, caminhadas e conscientização das comunidades.

Já a Cultura e o Esporte deverão atuar na divulgação das formas de prevenção e combate durante a realização de seus eventos. O Prefeito Júnior, por sua vez, fará um vídeo institucional conclamando toda a população de Eusébio para entrar na luta contra o mosquito Aedes Aegypti. Além disso, será feita uma campanha maciça no município através de cartazes e outros materiais publicitários.

O Prefeito Júnior solicitou aos presentes apoio ao Plano Municipal de Enfrentamento da Microcefalia e destacou que para manter a doença longe da cidade é necessário uma grande mobilização, “Conto com o apoio de todos para que consigamos ultrapassar esse risco e que nossas crianças estejam livres do risco de contraírem a doença.”