Prefeitura de Eusébio abre o VII Festival de Histórias Infantis

terça-feira | 01/10/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, abriu nesta terça-feira (01). o VII Festival de Histórias Infantis. O evento, realizado anualmente, reúne os alunos das escolas de educação infantil que apresentam, através de manifestações artísticas, as histórias aprendidas em sala de aula. O evento foi realizado no auditório da Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz e reuniu alunos, pais e profissionais de Educação do município.

O prefeito Acilon Gonçalves abriu o evento parabenizando os organizadores do Festival, “quando temos casa cheia é porque o evento despertou interesse. Então, todos os organizadores estão muito felizes com a presença de vocês. A leitura é muito importante para cada um de nós. Eu, no ensino básico aprendi a ler e escrever através de historinhas. Eu fiz o vestibular estudando geografia, através de histórias em quadrinho. Temos que cultivar a leitura desde criança. Essa semente que estamos plantando agora em nossas crianças, terá um reflexo lá no futuro delas. Nós temos uma Educação que agrada o município e ajuda as pessoas a separar o que é certo e o que é errado. Esse é que é o objetivo do educador, ensinar as pessoas a distinguir o bem do mal, e com certeza vão escolher o bem,” enfatizou.

A secretária de Educação Goretti Frota também se pronunciou dando boas vindas aos alunos, pais e profissionais de educação do município. “Esse Festival é um momento de integração, onde podemos testemunhar o trabalho que vem sendo realizado nas salas de aula, com o objetivo de despertar nas crianças, o interesse pela leitura desde cedo,” disse.

Em seguida, foi iniciada a apresentação das escolas. Começando pela Escola do Cararu que apresentou a história “ABC do Eusébio” com as turmas do Infantis IV e V. Os alunos apresentaram a história do município e o comando político, tendo à frente o aluno Caleb Alves David, caracterizado como o prefeito Acilon e os demais alunos representaram os secretários municipais.

Logo depois, o Centro de Educação Infantil Francisco José dos Santos apresentou o clássico “Soldadinho de Chumbo” com a turma do infantil II-A. Já a Escola Izídio José Campina levou ao palco a história “A Ciranda das Cores” com as turmas dos infantis IV e V.

Dando prosseguimento ao evento, a Escola Josefa Sá apresentou a história “Tudo o que sei sobre o Mar”, com a turma do infantil IV. Escola Miriam Abreu trouxe a história o “Casamento Matuto da Bicharada” com as turmas dos infantis IV e V. A Escola das Guaribas apresentou a história “A Flor do Mandacaru”, com as turmas dos infantis IV e V. Seguindo a programação, a Escola Oscar Feitosa, brindou o público com a História A Festa dos Animais com os infantis V-A e B.

A Escola de Educação Infantil Edmilson Pinheiro, com a turma do Infantil V, apresentou a história “A Casa dos Animais”. E fechando o primeiro dia de apresentações a Escola Adelino Bezerra levou para o evento a história “Sarita, a Sapinha Amuada”, com os infantis IV e V. O Festival terá continuidade nesta quarta-feira (2), com 8 escolas: Formiguinha em Ação; CEI Elisabeth de Abreu Gomes (Coaçu); Escola Mário Sales (Jabuti); Valdemar Pereira de Queiroz (Coaçu); Santa Clara; São Raimundo (Coaçu), CEI Professora Raquel Pereira de Oliveira (Jabuti);  e CEI Maria Tavares de Sousa (Santo Antônio).

Na quinta, o Festival será concluído com o CEI Timbu; CEI Almir Ferreira da Silva (Novo Portugal); Escola Elisbão Pio (Precabura); CEI Maria Zuleide Rocha (Mangabeira); Escola Francisco Tavares de Abreu (Encantada); Escola do Largão; Escola Criança Vivendo Feliz (olho D’água) e Escola Mundo Encantado da Criança (Novo Portugal). O evento é realizado pelo Departamento de Educação Infantil, que tem a frente a professora Bianca Mazo.