Prefeito Júnior ministra palestra sobre aleitamento para alunos da Escola Profissional

segunda-feira | 16/11/2015

O prefeito Júnior ministrou uma palestra sobre a “Importância do Aleitamento Materno” para os alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz. O evento, que aconteceu no auditório da Escola, foi uma forma de agradecimento, do prefeito, ao empenho dos alunos em auxiliar a administração nessa campanha de conscientização.

Os alunos participaram de uma palestra anterior ministrada pelo prefeito, quando tomaram conhecimento da existência da Sala de Apoio a Mulher Trabalhadora que Amamenta (SAMTA) e as dificuldades de acondicionamento do leite coletado. Então resolveram arregaçar as mangas e realizar uma campanha de arrecadação de recipientes, que incluiu visitas às casas e condomínios da cidade. O material coletado foi doado para a SAMTA e está auxiliando bastante nos trabalhos.

“Fomos um dos primeiros municípios a criar uma sala de incentivo ao aleitamento materno e por isso recebemos um certificado do Ministério da Saúde, em solenidade no Centro de Eventos”, destacou o prefeito, ao mesmo tempo que agradeceu os alunos pelo empenho em coletar os frascos. Segundo ele, a Sala é vinculada ao Hospital Albert Sabin, que beneficia o leite coletado. Disse que 30% do total doado retorna ao município.

Ele destaca que o leite é doado para as mães que não conseguem amamentar seus filhos, devido problemas de saúde. Na sua fala, o prefeito destacou os benefícios da amamentação para o bebê, para as mães, para a família, para o hospital, observando que o ato, além de ser a primeira prova de amor de uma mãe, é a melhor forma de manutenção da saúde da criança. O prefeito destacou diversas vantagens, como a comodidade, a economia e a praticidade do ato de amamentar.

“Espero que todas essas informações vocês possam passar à frente. Se a maioria aqui presente da nova geração não sabia das vantagens da amamentação, imaginem as demais pessoas, que muitas vezes preferem acreditar em propaganda das grandes empresas alimentícias, que exaltam os seus produtos, em detrimento do aleitamento materno”.

No final, a diretora da escola Estadual de Ensino Profissional, Maria das Graças Silveira de Paula, agradeceu o prefeito pela presença e apoio a iniciativa dos alunos, que representa uma forma de praticar a responsabilidade social dos mesmos. O professor e mestre em química, Sandro Rios, disse que a ideia da campanha foi lançada por ele, e acatada pelos alunos que através de uma gincana conseguiram os recipientes para o leite. “A culminância da ação foi essa palestra do prefeito que contou com a participação de alunos que não tinham assistido a primeira apresentação”, diz.

A aluna Laila Bastos, do 1º ano de Biotecnologia, disse que todos os alunos se empenharam na atividade. “Formamos grupos e conseguimos visitar muitas casas e condomínios, e sempre conversávamos com o prefeito para deixa-lo informado. Foi um trabalho gratificante”, finalizou.