Escola do Cararu implementa projeto “Gentileza gera Gentileza”

quarta-feira | 11/11/2015

“Gentileza gera gentileza”. Essa frase é conhecida em todo país, através do chamado profeta Gentileza, ou José Datrino, um andarilho carioca que pregava a paz e o amor com inscrições peculiares geralmente sob os viadutos da cidade do Rio de Janeiro. Ele faleceu em 1996, mas seu ideal permanece até hoje. O lema de Datrino percorreu o mundo e foi tema de livros e estudos acadêmicos. No Eusébio, ele é o mote para um projeto de responsabilidade social, como parte da disciplina “Formação Humana e Cidadania”, criada pelo Prefeito Junior, que objetiva formar cidadãos participantes e cientes de seus direitos e deveres.

O projeto “Gentileza, gera gentileza” foi iniciado pela Escola de Ensino Fundamental Santa Clara, mais precisamente concebida pelo professor Aldrin Xavier. O nome de astronauta foi inspirador e fez Aldrin voar alto e transformar uma ideia simples em ações que envolvem toda a comunidade.

A ideia agora experimenta novos ares e novas experiências, e está espalhado nas 16 escolas do ensino fundamental II do Eusébio. Nesta segunda-feira (10), a Escola do Cararu, realizou seu primeiro evento dentro do Projeto “Gentileza, Gera Gentileza”, que mobilizou os alunos do 6º ao 9º ano em uma espécie de gincana para a arrecadação de resíduos sólidos na comunidade.

“Nessa primeira fase eles trabalharam a coleta seletiva e escolheram quatro tipos de materiais, vidro, pet, papelão e latinhas de alumínio”, disse a diretora da escola, Guiomar Frota. O projeto prevê outras duas etapas de ações solidárias, que são a arrecadação de alimentos e de produtos de higiene.

O evento contou com o apoio da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e do Controle Urbano (AMMA), através do seu departamento de Educação Ambiental, e da Coordenação da Coleta Seletiva do Eusébio, que cedeu os sacos de ráfia para acondicionamento do material. Segundo a coordenadora Stela Barros, todo o material arrecadado será levado para a Central de Triagem do município e será revertido em recursos para os catadores.

Além disso, a escola campeã da gincana terá direito a uma visita a Central de Triagem onde conhecerão todo o processo desde a coleta até o beneficiamento do material para a comercialização. Segundo Stela Barros, o evento é de grande importância socioambiental, pois os alunos são sensibilizados sobre a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. “Além disso, eles poderão conhecer o que é realmente a coleta seletiva, que tem como intuito maior – a redução dos custos para o erário público, a preservação do meio ambiente e a geração de emprego e renda para os catadores”, revela.

O Prefeito Júnior observa que o projeto é oriundo da disciplina “Formação Humana e Cidadania”, criado por ele, que tem como meta, gerar, através de ações edificantes, um movimento solidário que atinja a toda a sociedade, transformando o ser e o seu meio ambiente. “Queremos que esse exemplo tenha ressonância em toda a cidade e que os eusebienses possam ter essa visão de sustentabilidade ampliada, como mote transformador da sociedade”, pontuou.