Eusébio é medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia

terça-feira | 10/11/2015

O Eusébio é Medalha de Bronze na 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). O feito foi conseguido por duas alunas da Escola Erotides Melo Lima, da rede municipal de ensino da Prefeitura Municipal de Eusébio, que obtiveram notas superiores a 9. Elas disputaram com mais de 800 mil alunos de 13 mil escolas brasileiras. Essa é a segunda vez que o Eusébio participa desse evento. Ao todo, foram 54 alunos da escola que realizaram a prova.

O prêmio será recebido pelas alunas Dayana da Silva Pinheiro e Rebeca Sindy Gomes Gildo que obtiveram notas 9,2 e 9,3, respectivamente, obtendo com isso, cada uma, a medalha de bronze da comissão organizadora da OBA. A participação foi considerada exitosa, pois a olimpíada é de alto nível e tem nota de corte de 9,2 para que o aluno chegue a obter medalhas.

Para homenagear as alunas, a escola irá realizar uma solenidade onde fará a entrega de certificados e as medalhas de bronze às jovens e certificados e medalhas de honra ao mérito aos alunos que obtiveram notas acima de 7. O evento será coordenado pela diretora Marta Viana, além do grupo gestor e demais professores.

A prova da OBA foi realizada numa fase única no dia 15 de maio, deste ano, e os resultados foram divulgados neste mês de outubro. Na escola, o professor Jairo Cardoso do 4º ano, foi o responsável pela condução do processo, juntamente com a coordenação pedagógica. Participaram 54 alunos dos 4º anos A, e B e C e 5º anos A e B das professoras Poliana, Marinês, Jairo, Lucilane Santos, Natiele Almeida.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia é um evento realizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira. Como ocorre em outros países, as Olimpíadas Científicas são eventos de alto nível de exigência acadêmica, que têm como objetivos principais; despertar e estimular o interesse pelos estudos nas diversas áreas, proporcionar desafios aos estudantes, aproximar a universidade dos demais níveis do ensino básico, além de identificar estudantes talentosos e prepará-los para olimpíadas internacionais.

Para a diretora da Escola, Marta Viana, a expectativa é que em 2016 participem mais de 100 alunos entre as turmas do 3º e 5º ano,”com isso esperamos obter mais de 20 medalhas da OBA”. Além da Escola Erotilde Melo, realizaram provas os alunos das escolas Raul Tavares Cavalcante II, Izídio José Campina, Mundo Encantado da Criança e Elisbão Pio.

O prefeito Júnior parabeniza os alunos da Escola Erotilde Melo Lima e destaca que o resultado é fruto do trabalho que vem sendo realizado pelo grupo gestor, técnicos e professores da rede municipal de ensino, que segundo ele, vem sendo tão bem conduzido pela secretária de Educação, Ivonilde Santos.. “Essa é mais uma demonstração de que nosso trabalho para termos uma educação de qualidade já está dando os frutos que tanto almejamos”, declarou o chefe da municipalidade.