Eusébio realiza o 8º Encontro dos Grêmios Escolares

quarta-feira | 04/11/2015

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Educação (Seduce) realizou o 8º Encontro dos Grêmios Estudantis, no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá. Ao todo, 16 grupos participaram do encontro, que teve como objetivo principal a apresentação das atividades realizadas durante o ano. Segundo a secretária de Educação Ivonilde Santos, os grêmios estudantis, são instrumentos que possibilitam o protagonismo juvenil, bem como o desenvolvimento do aluno e o seu senso crítico.

As atividades foram acompanhadas por um júri que escolheu os quatro melhores grêmios. Segundo a coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), Maria do Carmo Santos, Carmosa, as notas eram dadas tanto pelas atividades realizadas, como pelas atividades de interação junto a comunidade escolar e do entorno da unidade estudantil.

Segundo ela, oevento também contou com a realização de uma oficina de competência para a vida, intitulada: “Defender a ética, o respeito às coisas públicas e participação dos mecanismos de controle social”, promovido pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). Destaca que o NUCA é um organismo integrado por adolescentes, que tem como meta: inovar o jeito de fazer com a participação dos adolescentes; contribuir com soluções para as demandas das comunidades, além de auxiliar para uma melhor leitura crítica e de compromisso com a cidadania e estimular que os adolescentes atuem como verdadeiros agentes das mudanças reais.

Segundo o orientador dos grêmios estudantis da Seduce, Fábio Bezerra, participaram das atividades os seguintes grêmios: Atividade Jovem (Escola do Cararu); União Faz a Força (Elisbão Pio); Força Jovem (Guaribas), Evolução Jovem (Izídio José Campina); Geração Consciente (Santa Clara); Tudo é Possível (Neusa de Freitas Sá); Atitude Jovem (Josefa Sá); Juventude e Participação (Mário Sales); Juventude e Vida (Evandro Ayres de Moura), Inovação (João de Freitas); União Faz a Força (Francisco Tavares de Abreu); Força Jovem (Eduardo Sá) e Jovens Realistas (Paulo Sá).

O Prefeito Júnior assevera que os grêmios estudantis têm como objetivo representar os interesses dos estudantes na escola, permitindo que os alunos discutam, criem e fortaleçam ações no próprio ambiente escolar e na comunidade do entorno. “O grêmio é a porta de entrada para que os jovens possam participar da sociedade. Os alunos passam a ter voz na administração da escola, apresentando suas idéias e opiniões. Possibilitando, assim, o seu desenvolvimento pessoal, que vai ficar para a vida toda”, observou.