Prefeito Júnior recebe comenda pelos resultados da Educação

sexta-feira | 16/10/2015

O prefeito Júnior recebeu, nesta quinta‑feira (15), a comenda “Transformando Vidas”, durante a 8ª edição do Fórum IEP de Sustentabilidade, realizado pelo Instituto de Educação Portal, que acontece no Centro de Eventos do Ceará, até esta sexta-feira. O prefeito foi condecorado pelo seu trabalho em prol da Educação Básica, com a implantação do Tempo Integral em 100% nas escolas do município, que é um dos focos dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio – Educação de qualidade para todos.

O Prefeito Júnior agradeceu a condecoração, destacando o trabalho que vem sendo realizado há mais de 10 anos no município na área de educação, desde seu antecessor, Acilon Gonçalves. “Resolvemos ampliar a oferta do Tempo Integral, que hoje é oferecido em todas as 37 escolas da rede municipal de ensino, e conta com a adesão de 70% dos alunos. Mas, nossa meta é atingir 100% dos alunos”, frisou.

Destacou que o sucesso da educação em Eusébio também é fruto do trabalho de parceria com as famílias. “Com o apoio das famílias de nossa cidade, lançamos um projeto pioneiro, que tem como objetivo, a formação de uma nova sociedade, através da disciplina ‘Formação Humana e Cidadania’, que em um futuro próximo estará formando cidadãos de bem, cientes de seus direitos e deveres”, asseverou.

O prefeito destaca, ainda, os bons resultados obtidos no último Perfil Básico Municipal, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), quando o município obteve uma escolarização líquida de 92,84%, bem acima do obtido pelo Estado do Ceará, que ficou em 79,87% e um índice de aprovação nas escolas municipais de 96,06%.

O prefeito assevera sobre capacitação e valorização dos professores da melhoria salarial dos mesmos, que tiveram, neste ano, reajuste de 13%, sobre o salário de dezembro de 2014, entre outros avanços, que segundo ele, precisam ser permanentes e sustentáveis, não sujeitos a descontinuidades.

Exposição

Durante o Fórum IEP de Sustentabilidade, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) montou um stand para apresentar o projeto de Coleta Seletiva de Eusébio. O projeto, lançado em maio deste ano, já atende 50% do município, tendo realizado neste mês de a coleta de 26 toneladas de resíduos sólidos. O material é beneficiado na Central e Triagem e comercializado nas indústrias locais do setor. O lucro é divido entre os integrantes de Associação de Catadoras e Catadores de Eusébio.

O Fórum IEP de Sustentabilidade tem como tema “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento que conta com apresentações artísticas, culturais e cases, mostra de economia criativa, além de oficinas práticas e palestras ministradas por facilitadores renomados em suas respectivas áreas.

Seu objetivo é despertar a sociedade em seus diversos setores para juntos alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, pacto firmado entre a ONU e mais de 191 países visando mudar o mundo através dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo, programa implantado no Brasil com o Movimento Nós Podemos. No município, o programa é liderado pelo movimento “Nós Podemos Eusébio”.