Eusébio revê indicadores em busca do 5º Selo Unicef

quarta-feira | 16/09/2015

O município de Eusébio já deu o pontapé inicial em busca do pentacampeonato do Selo Unicef – Município Aprovado, reconhecimento que o Fundo das Nações Unidas para a Infância concede às cidades que realizam políticas públicas voltadas a garantir os direitos das crianças e adolescentes. O Eusébio foi vencedor das últimas quatro versões do certificado (2004, 2006, 2008 e o de 2009 a 2012) e já iniciou o processo visando vencer a nova edição de 2013-2016.

Nesta segunda-feira (14), o prefeito Júnior reuniu os secretários Mário Lúcio (Saúde), Marta Gonçalves (Desenvolvimento Social), Ivonilde Santos (Educação) e Goretti Frota (Esporte) e técnicos de várias secretarias ligados ao processo de preparação do município para o atendimento dos indicadores previstos pelo Unicef para a obtenção do Selo. Na oportunidade, o prefeito afirmou que o município está empenhado a alcançar o êxito e solicitou aos presentes uma atuação direcionada com esse propósito.

Um dos indicadores refere-se ao registro civil dos recém nascidos. No Eusébio, esse processo é facilitado através do projeto realizado pela Secretaria de Saúde do município que vem prestando esse serviço, em parceria com o Cartório Sampaio. Todos os bebês nascidos na maternidade do Hospital Amadeu Sá, têm seus registros emitidos nos primeiros dias de vida, o que facilita a vida dos pais que não precisam se deslocar até o cartório. A Prefeitura está avaliando como emitir o documento de bebês que nascem em finais de semana e feriados, já que o Cartório só funciona em horário comercial.

A secretária de Educação, Ivonilde Santos, afirmou que foi feita uma buscativa de alunos que não tinham registros nas escolas municipais e hoje existem apenas casos pontuais, que deverão ser solucionados em breve. Foram abordados, ainda, outros indicadores, entre eles: óbitos maternos; óbitos de adolescentes, por causas externas e gravidez na adolescência, em todos os casos, o município tem conseguido redução significativa, mas continua atuando para minimizar ainda mais esses quesitos.

No encontro, foi apresentado um vídeo sobre a utilização de espaços públicos para a implantação de campos de futebol, quadras de vôlei, basquetebol e tênis, que podem ser feitas de forma artesanal, visando a massificação do esporte. A idéia foi elogiada e a secretária de Esportes, Goretti Frota, destacou que o Eusébio tem uma excelente estrutura no setor com quadras em todos os bairros e espaços para a implantação de espaços alternativos.

O próximo encontro do grupo gestor do Selo Unicef foi marcado para o dia 24 de setembro, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, quando será apresentada a Plataforma Rede Social Crescendo Juntos, o mais recente instrumento de trabalho de sistematização de informações e monitoramento de resultados oferecido pelo Unicef aos participantes do Selo.

A rede social contará com atualizações voltadas para a saúde, educação e assistência social destinadas à infância e juventude. Os próprios gestores municipais (prefeitos, secretários da Saúde, Educação e Assistência Social) serão responsáveis por manter atualizadas as informações sobre as cidades com os atendimentos voltados para esta faixa etária. E será a partir dos dados da rede social que serão definidos os vencedores do 7º Selo Unicef – Município Aprovado.