Eusébio empossa membros de quatro conselhos municipais

sexta-feira | 11/09/2015

A Prefeitura de Eusébio empossou nesta quinta-feira (10) os novos membros de quatro conselhos municipais, em solenidade realizada na Câmara Municipal de Eusébio. Tomaram posse os integrantes dos Conselhos Municipais: da Criança e do Adolescente; dos Direitos da Mulher; de Assistência e Social e dos Direitos do Idoso. A solenidade contou com as presenças do Prefeito Júnior e das secretárias Ivonilde Santos (Educação) e Marta Gonçalves (Desenvolvimento Social) e da presidente da Câmara Municipal de Eusébio, vereadora Aldacira Targino.

O Prefeito Júnior destacou a importância da participação popular na elaboração das políticas públicas do município. Segundo ele, o controle social pode ser feito individualmente, por qualquer cidadão, ou por um grupo de pessoas. “Os conselhos são canais efetivos de participação da sociedade, que permitem fazer com que a cidadania deixe de ser apenas um direito, para se tornar realidade. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas”, assevera.

Os conselhos, de acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Marta Gonçalves, tem a função de formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. “Os conselhos são o principal canal de participação popular. No Eusébio contamos com uma boa participação da sociedade civil organizada, que têm contribuído na elaboração de políticas públicas para que nossa cidade realize efetivamente o desenvolvimento social esperado pela população”, pontua.

Já a secretária de Educação, Ivonilde Santos, destaca que os conselhos funcionam também como canais onde a comunidade eusebiense pode fazer valer sua voz, se tornando participe do processo de desenvolvimento da cidade. Após a posse de cada conselho, foi feita a eleição das suas novas diretorias e a divulgação do calendário de reuniões deste ano, coordenada pelo Coordenador de Articulação Comunitária, Armando de Paula.

O Conselho da Criança e do Adolescente realizará seus encontros sempre na segunda quarta-feira do mês. Já o Conselho dos Direitos da Mulher, nas segundas terças-feiras. O Conselho de Assistência Social por sua vez, se reunirá nas segundas quartas-feiras de cada mês e o Conselho Municipal do Idoso nas segundas quintas-feiras do mês.

O Eusébio possui 14 conselhos, que são integrados por membros da administração municipal e representantes da sociedade civil organizada, de forma paritária. São eles: Conselho da Mulher; da Criança e do Adolescente; da Assistência Social; da Segurança Alimentar; do Idoso; Antidrogas; do Meio-Ambiente; Habitação de Interesse Social; Cultura; Esporte; Fundeb; Segurança; Saúde e Educação.