Roberto Cláudio quer levar modelo de Coleta Seletiva do Eusébio para Fortaleza

quarta-feira | 19/08/2015

O Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, esteve, a convite do Prefeito Júnior, visitando o Centro de Triagem do Projeto de Coleta Seletiva do Eusébio, na noite desta terça-feira (18), no bairro Santa Clara. Na visita, Roberto Cláudio ficou impressionado com a organização do local. Ele cumprimentou as catadoras que participam do projeto e conheceu o funcionamento do local.

O Prefeito Júnior explicou que o projeto atende hoje 70% do município e tem coletado mensalmente cerca de 20 toneladas de matérias recicláveis, tais como garrafas de vidro, materiais plásticos e papel, que comercializados com indústrias de reciclagem proporcionam lucro para as catadoras do projeto. O prefeito ainda destacou a parceria com a Fundação Alphaville, Caritas Diocesana e a Marquise para a implantação do sistema.

“Os catadores visitam casa a casa, dando orientações sobre os materiais recicláveis e ao mesmo tempo fazem a entrega de um saco de ráfia para que as pessoas façam a segregação do lixo. Somente depois é que se inicia o processo de coleta, com o nosso caminhão passando em dias pré-determinados, tocando a música já conhecida da população que avisa que a coleta está chegando”, disse Júnior.

O Prefeito Roberto Cláudio parabenizou a iniciativa e fez elogios a gestão municipal, “o Eusébio sempre está na vanguarda, sempre pensando na frente. O Acilon (Gonçalves) fez uma administração pra frente, muito progressista e moderna e o Júnior tem dado continuidade a isso”, afirmou.

Segundo o Prefeito de Fortaleza, o Centro de Triagem é mais do que um depósito de materiais recicláveis, “aqui é um sistema de coleta seletiva e reciclagem, que tem repercussão econômica, que tem preocupação com a sustentabilidade e garante mais limpeza pra cidade”, observou. Ele frisou que vai examinar a experiência e fazer um estudo sobre a viabilidade do modelo eusebiense ser implantado em Fortaleza.

A visita contou com as presenças do secretário da Regional VI de Fortaleza, Renato Lima; do Secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias; do vice-prefeito Paulo César Feitosa; do ex-prefeito Acilon Gonçalves; do deputado estadual Bruno Gonçalves; dos secretários municipais de Eusébio, Mário Lúcio (Saúde), Ivonilde Santos (Educação), Goretti Frota (Esporte), Evalzita Frota (Gabinete), Raimundo Macena (Governo) e Eilson Gurgel (Desenvolvimento Econômico); e ainda da presidente da Câmara, Aldacira Targino, e dos vereadores Michel Chokito, Fares Filho, França, Nonato Xilito, Ednardo Macena e Neila Sá, além de lideranças empresariais e da comunidade e população em geral.