Academia de Saúde da Mangabeira atende a comunidade de segunda a sexta

segunda-feira | 17/08/2015

A Academia de Saúde da Mangabeira, inaugurada recentemente pela Prefeitura de Eusébio, está em pleno funcionamento. No local, qualquer cidadão pode se exercitar com orientação de profissionais capacitados. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 6 às 10 da manhã e de 15 às 19 horas. A Academia de Saúde está ligada a Secretaria de Saúde e conta também com atividades direcionadas para pacientes atendidos pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) do Timbú, que abrange toda região da grande Mangabeira.

A educadora física Jessica Rodrigues de Sousa é quem coordena as atividades direcionadas para a população em geral. Atualmente são atendidas 60 pessoas diariamente, divididas em cinco turmas de 12 pessoas. Para se inscrever basta levar o cartão do SUS e preencher uma ficha de acompanhamento das atividades.

As atividades são distribuídas durante a semana. Nas segundas-feiras, pela manhã e a tarde, são realizadas atividades de contra resistência (musculação e ginástica localizada); Nas terças, manhã e tarde, exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, pular corda, dança e ciclismo); nas quartas,nos dois expedientes, exercícios de flexibilidade (alongamento dos membros superiores e inferiores; pilares solo); nas quintas, também nos dois horários, treinamento funcional (corrida, avanço, corrida na escada, saltos com obstáculos) e nas sextas-feiras acontecem as aulas de dança.

O local também é utilizado para atender pacientes, através do NASF. O educador físico Diego Caminha realiza as atividades nas sextas-feiras pela manhã com os idosos atendidos pelo CRAS e pela Casa do Idoso da Mangabeira. Já na terça-feira, pela manhã, é a vez da nutricionista Luana Braga realizar os atendimentos para os cidadãos que procuram a Academia de Saúde.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho Martildes, a Academia de Saúde objetiva ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde; dar a opções aos cidadãos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis, além de aumentar o nível de atividade física da população.

O prefeito Júnior observa que outra função da academia é promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade. “O local foi criado no intuito de potencializar as manifestações culturais locais e o conhecimento popular na construção de alternativas individuais e coletivas que favoreçam a promoção da saúde, além é claro, de contribuir para ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de lazer, como proposta de inclusão social, enfrentamento das violências e melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população”, pontuou.