Autor radicado no Eusébio faz lançamento de livro na sexta-feira no NAEC

segunda-feira | 17/08/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza na sexta-feira, dia 21, às 19 horas, no Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno (NAEC). o lançamento do livro “Justiça Implacável”, romance de autoria do paulistano, há seis anos morador do bairro Guaribas, Antônio Gomes Monteiro.

Segundo Monteiro, o livro “Justiça Implacável” é uma ficção que conta a historia de três gerações. Iniciando em Belo Horizonte, em 1923, com o avô, e depois em Governador Valadares, o terminando em São Paulo, na década de 70, com o neto, em meio à violência urbana.

“O Livro Justiça Implacável, foi o segundo livro que escrevi e tem início em Minas Gerais, onde mostro também a vida na cidade de Governador Valadares, quando ainda se chamava Figueira, e conto o desenvolvimento da cidade, que na década de 70 e 80 foi a maior exportadora de imigrantes para os EUA. Com o dinheiro que essas pessoas mandavam para suas famílias a cidade foi se desenvolvendo, sendo hoje uma das maiores daquele Estado”, afirma.

Monteiro observa que todos os lugares que cita são reais, mas a historia é uma ficção, elaborada através de um observador atento a situação do País. “A história ocorre no século passado, mas continua atualizada. O protagonista, após sofrer uma grande injustiça, busca de forma inteligente a doce vingança”, revela misterioso. O livro de 194 páginas foi editado pela Editora Premius.

Antonio Gomes Monteiro, é paulistano, nascido Pirapozinho (ex-Presidente Prudente). Muito novo foi morar com a família na cidade de Assis, interior de São Paulo e aos 18 anos mudou-se para a Capital, São Paulo, onde morou por 41 anos. Trabalhando como vendedor externo, Monteiro conseguiu ter uma qualidade de vida de classe média.

Por recomendação médica ele teve que sair de São Paulo para a região Nordeste. Inicialmente morou, por cinco anos, em João Pessoa (PB), onde trabalhou em uma empresa de eventos e pegou gosto pela literatura. Depois veio residir no Eusébio, onde mora há 6 anos. “Aqui tem mais recursos na área de saúde para mim e minha esposa”, revela.

O secretário Léo Abreu afirma que a Secretaria de Cultura e Turismo tem apoiado iniciativas na área de literatura, no sentido de desenvolver novos autores, incentivado assim também o gosto dos cidadãos eusebienses pela leitura e a busca do conhecimento.

Ele cita como exemplo o projeto “Eu e o escritor”, onde o público conhece de perto as obras e os seus autores, em eventos que ocorrem mensalmente. O Prefeito Júnior também destaca a importância da Secult, abrir suas portas para toda iniciativa cultural produzida na cidade, fortalecendo assim sua missão de democratizar o acesso a arte, cultura e a educação.