Catadores de Eusébio recebem benefício e comemoram recorde na coleta seletiva

quarta-feira | 12/08/2015

O projeto de Coleta Seletiva do Eusébio comemora três meses de funcionamento com um recorde na coleta, alcançado no mês e julho – 17 toneladas. Nesta terça-feira (11) o prefeito Júnior esteve visitando a Central de Triagem, quando parabenizou os catadores pelo feito e fez a entrega de cestas básicas para as famílias engajadas no projeto. Segundo o prefeito Júnior, o benefício terá continuidade até que cada catador do projeto esteja recebendo 1 salário mínimo com a venda dos materiais.

Os catadores que fazem parte da Associação das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Eusébio (ACEU) formaram uma cooperativa e todo material arrecadado nas residências do município são preparados na Central de Triagem e vendida para empresas do próprio município. Atualmente o material está sendo comercializado com seis empresas e o dinheiro das vendas é dividido igualmente entre os trabalhadores.

O Prefeito Júnior destacou que no Ceará o Eusébio é o único município onde a coleta seletiva de lixo ocorre de forma sistemática. “A Prefeitura resolveu abraçar esse projeto porque acredita no potencial de vocês. E o projeto vem crescendo, no primeiro mês foram seis toneladas e no segundo a mesma quantidade, já no terceiro alcançou mais de 17 toneladas, o que proporciona em torno de meio salário mínimo para cada família. Em breve estaremos alcançando a carga total de 40 toneladas, então o projeto poderá receber mais famílias que queiram participar do projeto”, pontuou.

O prefeito destacou que na gestão passada o projeto de coleta seletiva foi lançado com sucesso sendo notícia na imprensa nacional, mas devido o crescimento da demanda e a não continuidade nas coletas, o projeto perdeu credibilidade. “Agora nesse novo momento, lançamos esse projeto com apoio técnico de instituições de renome como a Fundação Alphaville e a Cáritas Diocesana, que capacitou vocês para que esse trabalho seja continuo e crescente. Contamos com o empenho de cada um de vocês para que o projeto obtenha o sucesso desejado”, afirmou o prefeito.

Atualmente a coleta seletiva do Eusébio está atendendo os bairros: Centro e Lagoinha (segunda-feira); Parque Havaí e Urucunema (terça-feira); Mangabeira (quarta-feira) Jabuti (quinta-feira); Santo Antonio/ Santa Clara (sexta-feira), beneficiando 25 mil pessoas na primeira fase do projeto. A segunda fase, segundo o coordenador da coleta seletiva, Anízio Frota, deverá ser lançado no próximo ano.