Eusébio inicia III Campanha de Aleitamento Materno com palestra do Prefeito Júnior

segunda-feira | 10/08/2015

Manter o Eusébio como o município brasileiro com a menor taxa de mortalidade infantil do País, é uma das metas da Campanha Municipal de Aleitamento Materno, lançada hoje (10) pelo prefeito Júnior no auditório da Escola Neusa Freitas de Sá. O prefeito estará, durante este mês de agosto, realizando em cada região da cidade palestras com o tema “Amamentar hoje é pensar no futuro”, que aborda as vantagens da amamentação exclusiva tanto para as mães como para os bebês.

A programação foi iniciada pela enfermeira Jaqueline Torres, responsável pelo Posto de Coleta de Leite Materno do Hospital Municipal Amadeu Sá, inaugurado no dia 26 de junho passado. “Em pouco mais de um mês já temos 13 doadoras fixas e recebemos dezenas de mães com dificuldades no aleitamento. O Posto não é só de coleta, mas de orientação e incentivo ao aleitamento exclusivo. Até mesmo as mães que não desejam doar, podem comparecer até o posto se tiverem alguma dificuldade. Se houver necessidade o Posto disponibiliza um veículo para buscar e deixar a mãe em sua casa”, destacou.

Segundo ela, todo leite coletado no Posto do Eusébio é encaminhado para o Hospital Albert Sabin, que após passar por um processo de pasteurização, é doado para crianças em situação de risco de vida, ou que estejam internadas em UTIs Neonatais. O Posto de Coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. “Vamos iniciar agora também as visitas domiciliares para atender as mães com dificuldade de locomoção. Amamentar não é fácil, mas é a primeira prova de amor que a mãe tem para com o filho”, pontuou.

Palestra – Em seguida o Prefeito Júnior iniciou a palestra direcionada as gestantes e mães em fase de amamentação. Ele afirmou que esse trabalho vem sendo realizado desde 2013 com palestras em várias localidades e neste ano serão concentradas em seis momentos, em locais mais amplos para contemplar o maior número de pessoas. “Esse é um trabalho de formiguinha, e o objetivo é conscientizar o maior número possíveis de mulheres sobre as vantagens da amamentação. E as mães que puderem que multipliquem essa idéia, pois com certeza estarão salvando vidas”, frisou.

“Nesta palestra vocês vão saber por que amamentar hoje é pensar no futuro do seu filho, em todos os aspectos, pois o leite materno é o melhor alimento para o desenvolvimento integral da criança. Além de proporcionar um alimento nutritivo superior ele previne infecções, doenças e até o óbito do bebê”, revelou o prefeito.

Dentre as vantagens citadas ele destaca: o fornecimento de água necessária e evita a desidratação; favorece o vinculo afetivo e o desenvolvimento; protege contra infecções e alergias; possibilita a contração do útero das mães e evita hemorragias; traz economia para as famílias; melhora o ambiente familiar; reduz o estresse; reduz o risco de diarréias; protege o bebê de diabetes e câncer; melhora resposta as vacinações, recuperação rápida das doenças; menos problemas ortodônticos e fonoaudiológicos, melhor desempenho em testes de QI, entre outros.

O Prefeito Junior citou uma campanha realizada em 2007 mundialmente em que dizia que a amamentação na primeira hora de vida pode salvar 1 milhão de bebês. Segundo ele, uma pesquisa feita na zona rural de Gana, país da África, com 11 mil crianças, do nascimento a idade adulta, constatou isso e que os bebês que foram amamentados somente no segundo dia de nascido tiveram 2,4% a mais de riscos de morte.

Citou ainda outra pesquisa realizada na cidade de Pelotas (RS) quanto aos riscos de morte por doenças como diarréia e pneumonia. Nos dois levantamentos enquanto o risco de morte chega a 1% com amamentação exclusiva de leite materno, esse risco sobe para 16,3% quando é dado só leite em pó, nos casos de diarréia e para 3,3% em casos de pneumonia, quando a criança só usa leite de vaca.

“Além de todas essas vantagens, o aleitamento reduz a depressão pós-parto, é prático e menos trabalhoso, não estraga e nem precisa estocar e traz uma economia mensal de até R$ 800,00 para a família, recurso que pode ser revertido para outros fins, como por exemplo o enxoval do bebê. Vamos continuar com esse trabalho, pois eu acredito muito no aleitamento materno, como uma ferramenta fundamental para que o Eusébio continue com o titulo de menor mortalidade infantil do Brasil, por muitos e muitos anos”, concluiu o gestor municipal.

No momento da palestra a dona de casa Maiara Nunes, moradora da Lagoinha, amamentava sua filha Crislane, que aos seis meses continua sendo alimentada exclusivamente com leite materno. “Eu sempre quis ter uma filha e agora que tenho, quero dar o melhor para ela. Por isso dou o leite materno e vou continuar dando até o tanto que ela quiser”, disse Maiara, que elogiou a iniciativa da Prefeitura de Eusébio, de levar essa orientação para outras mães da cidade.

Próximas palestras:

Dia 12 – Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz (gestantes atendidas nos PSFs Amador, Guaribas, Santa Clara e Tamatanduba).

Dia 17 – no Pólo de Atendimento da Mangabeira (gestantes atendidas nos postos do Cauaçu, Encantada, Olho D’Água e Timbu)

Dia 19 – Pólo de Atendimento da Mangabeira (gestantes atendidas pelos postos da Mangabeira e Cararu)

Dia 24 – Pólo de Atendimento do Santo Antônio (gestantes atendidas no Posto Santo Antônio)

Dia 26 – Pólo de Atendimento do Jabuti (atendidas pelos Postos de Saúde do Jabuti – Km 19 e 20).

Todas as palestras são iniciadas às 8 horas da manhã.