Prefeito Júnior ministra palestras na Campanha de Aleitamento Materno

quarta-feira | 05/08/2015

Amamentar é um ato de amor que protege a saúde do bebê e também da mãe. Por isso a Prefeitura de Eusébio realizará a partir de 10 de agosto a III Campanha Municipal do Aleitamento Materno, que neste ano terá como tema: “Amamentar e Trabalhar, podemos conseguir”. Como nos anos anteriores, o prefeito Júnior estará bem à frente das atividades, ministrando palestras motivacionais e esclarecedoras com o tema “Amamentar hoje é pensar no futuro”, que aborda os ganhos que as mães e os bebês têm com o aleitamento materno. Para este ano, estão programadas seis palestras atendendo todas as localidades do município, com previsão de atingir mais de 500 gestantes.

A III Campanha Municipal do Aleitamento Materno, será lançada no dia 10 de agosto no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá, a partir das 8 horas, com a palestra “Amamentar hoje é pensar no futuro”, ministrada pelo prefeito Júnior e direcionada para as gestantes atendidas nos Postos de Saúde do Parque Havaí, Lagoinha, Autódromo e Urucunema. No dia 12, será a vez das gestantes atendidas nos PSFs Amador, Guaribas, Santa Clara e Tamatanduba. O encontro será realizado no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz.

O prefeito estará se pronunciando novamente no dia 17 de agosto, no Pólo de Atendimento da Mangabeira para as gestantes atendidas nos postos do Cauaçu, Encantada, Olho D’Água e Timbu . No dia 19, será a vez das gestantes atendidas pelos postos da Mangabeira e Cararu, também em encontro no Pólo de Atendimento da Mangabeira. No dia 24, a palestra será direcionada para as gestantes atendidas no Posto Santo Antônio, a ser realizada no Pólo de Atendimento daquela localidade e no dia 26, para as mães atendidas pelos Postos de Saúde do Jabuti (Km 19 e 20). Já esse encontro acontecerá no Pólo de Atendimento do Jabuti

Durante este mês de agosto, também todas as unidades de saúde abordarão o tema com as mulheres atendidas e desenvolverão atividades educativas de estímulo ao aleitamento materno exclusivo. Já os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) abordarão o tema com as mulheres atendidas nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, com apoio da equipe de saúde local.

Para o prefeito Júnior, a campanha apesar de ter sua culminância neste mês de agosto, é realizada de forma continua no município com os profissionais de saúde bem engajados no trabalho de esclarecimento das gestantes, sobre os ganhos com o aleitamento materno.

Segundo ele, para consolidar essa ação a Prefeitura inaugurou recentemente uma Sala de Aleitamento Materno no Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá, que recebeu a certificação do Ministério da Saúde. “O aleitamento materno salva vidas e por isso queremos garantir que todas as mãezinhas do Eusébio venha a aderir a essa campanha, pois queremos manter o titulo de município com a menor taxa de mortalidade infantil do Brasil por bastante tempo ainda”, afirmou o prefeito.