Prefeitura de Eusébio reforça pedido para que todo eusebiense aumente os cuidados contra o coronavírus

sexta-feira | 24/04/2020

Após uma baixa no número de casos que vinha ocorrendo desde o último sábado, aconteceu, nesta quarta-feira (23), um crescimento repentino de diagnósticos positivos de coronavírus no Eusébio. O sinal amarelo serve como alerta para que todos os cidadãos, sejam do grupo de risco ou mesmo os mais jovens e que não possuem nenhuma doença crônica, respeitem o decreto que determinou o distanciamento social no município e permaneçam em suas casas.

O risco de ser contaminado é grande e o pior, quem sai de casa sem os cuidados necessários corre o risco de levar o vírus para dentro de casa e contaminar os familiares. Os seis óbitos que ocorreram no município, devido a Covid-19, foram de pessoas com idade acima de 60 anos que possuíam doenças crônicas, como; diabetes, doença cardiovascular, doença neurológica crônica, doença renal e imunodeficiência, conforme dados do IntegraSUS do Governo do Estado. Portanto, a importância para quem tem pessoas idosas e do grupo de risco em casa, redobrar os cuidados para que a doença não atinjam essas pessoas.

A Prefeitura de Eusébio renova o apelo para que as pessoas cumpram os cuidados que estão sendo indicados pelas autoridades de saúde, entre eles: não ficar nas calçadas e nas ruas sem necessidade;utilizar sempre máscara (caseira ou industrial) quando sair de casa; higienizar sempre as mãos com água e sabão, com álcool 70% ou álcool gel; quando sair de casa colocar um pano com solução de água sanitária na porta da casa para pisar antes de entrar (solução de duas colheres de sopa para cada litro d’água); quando fizer compras, higienizar todos os produtos antes de utilizá-los; lavar bem as frutas, verduras e folhagens, e depois mergulhar em solução clorificada (uma colher de sopa de água sanitária para um litro d’água ou hipoclorito), antes de consumir.

E ainda: quando for ao comércio, farmácias, bancos ou lotéricas manter o distanciamento de 2 metros das outras pessoas; quando chegar da rua não tocar em nada antes de lavar as mãos, ir direto para o banheiro tomar banho e a roupa colocar em um saco a parte para ser lavada em separado; não receber visitas em casa, mesmo parentes, pois o vírus é invisível a olho nu e ninguém sabe quem pode ou não estar acometido; higienizar a casa com solução de água sanitária e as superfícies, pelo menos duas vezes por semana.

As pessoas que estejam no grupo de risco ou não, caso sintam falta de ar, devem se dirigir imediatamente ao posto de saúde mais próximo que lá será examinado e se for o caso, referenciado para a UPA para o atendimento em casos mais graves.Seguindo todas essas medidas, os riscos se reduzirão bastante e o número de casos voltará a ser menor. A Prefeitura conta com todos para que a situação permaneça controlada e o sistema de saúde possa atender todas as pessoas que necessitarem de auxílio médico.