Eusébio abre Semana do Bebê 2015

segunda-feira | 04/05/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio abriu nesta segunda-feira (4) a Semana do Bebê, edição 2015. O evento, realizado no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá, contou com a presença do prefeito Júnior, secretários municipais, vereadores, e demais autoridades municipais. A Semana tem como temática “Criança Cidadã”, por ser o registro de nascimento um direito humano fundamental. No município o lema da semana é “Eusébio cuidando da primeira infância”.

A Semana do Bebê tem como objetivo pensar e avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece aos bebês que nascem, e com essa avaliação melhorar os serviços, investindo na primeira infância, assegurando o direito à proteção, saúde e a educação de qualidade e assim promover a redução das desigualdades.

Diante da importância que o evento tem conquistado, o Unicef, que vinha acompanhando essa experiência, que surgiu na cidade de Canela (RS) em 2003, decidiu incluir o evento como um dos objetivos a ser cumprido para que o município conquiste o Selo Unicef 2015. A solenidade foi aberta com a apresentação cultural dos alunos da Escola Edmilson Pinheiro.

A mesa dos trabalhos foi composta pelo Prefeito Júnior, pelos secretários; Mário Lúcio (Saúde), Ivonilde Santos (Educação), Goretti Frota (Esporte), Léo Abreu (Cultura); pela presidente da Câmara Municipal de Eusébio, vereadora Aldacira Targino e pela presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), Elieuda do Vale.

Após o Hino Nacional, o coral Infantil da Escola Josefa Sá entoou o hino do Eusébio. Em seguida foi apresentada a comissão organizadora intersetorial formada por representantes de cada secretaria com o objetivo da integração e realização das atividades. a comissão tem a seguinte composição: Ivonilde Santos (Secretária de Educação); Maria do Carmo Santos (Educação); Lucia Baltazar (Educação); Cristiane Farias (Educação); Maria Zuíla de Morais (Educação); Bianca Mazo (Educação); Marta Gonçalves (Secretária de Desenvolvimento Social); Marta Mendes (Desenvolvimento Social); Armando de Paula (Desenvolvimento Social); Goretti Frota (Esporte); Sandra Gadelha (Cultura e Turismo); Maria Nelci (Saúde); Lia Mara (Saúde) e Elieuda do Vale (CMDCA).

Em seguida falou a articuladora do Selo Unicef- Eusébio, Marta Mendes, destacando a importância desse título para que o Eusébio continue a ser reconhecido como município que cuida bem de suas crianças. Para falar sobre as edições anteriores a palavra foi concedida à professora Zuíla de Morais. Já o Coordenador de Articulação Comunitária, Armando de Paula, foi o orador seguinte e tratou do Plano da Primeira Infância, que foi concluído pelo Eusébio e deverá ser enviado para votação à Câmara Municipal.

A solenidade foi encerrada com o pronunciamento do prefeito Júnior que destacou que o Eusébio vem colocando a primeira infância no centro das atenções, desenvolvendo ações e políticas públicas para que as crianças eusebienses tenham uma melhor qualidade de vida. “O maior exemplo de que o Eusébio prioriza a primeira infância é índice de mortalidade infantil, que está abaixo de 9 óbito por mil nascidos vivos, a menor do Brasil,” destacou.

“Nossa política começa antes do nascimento do bebê, com todo cuidado que é destinada à mãe, onde nossos profissionais acompanham paripasso toda gestação. No nascimento, a mãe e o bebê passam a ter acompanhamento pelas equipes do Programa de Saúde, nos postos e em domicílio. E esse acompanhamento continua na educação infantil, no ensino fundamental, com o tempo integral e por toda vida, com o objetivo maior de formar cidadãos. Por isso o lema ‘Eusébio cuidando da primeira infância’, que sem dúvida, é a fase mais importante para a formação dos cidadãos”, concluiu.