Eusébio capacita novos integrantes das bandas e fanfarras escolares

quarta-feira | 22/04/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou o 1º Encontro de Mó, Baliza, Balizador e Corpo Coreográfico de Bandas e Fanfarras do Município. O evento aconteceu no sábado (18), no Ginásio da Escola Neusa de Freitas Sá, e teve como objetivo, capacitar os novos integrantes das bandas e fanfarras escolares, que começam a partir deste mês os ensaios em suas respectivas escolas.

Ao todo, participaram do evento 20 crianças e jovens de 8 a 15 anos das escolas municipais. O Corpo Coreográfico participou de oficinas com os coreógrafos Regivan Almeida e Adalberto Silva. Já os Mós (comandantes) e Balizas fizeram a capacitação com Wendell Lopes e Kiara Soares, respectivamente Mó e Baliza da Banda Marcial Marta Cordeiro, sete vezes campeã cearense.

Segundo o coordenador do Departamento de Música, da Secult-Eusébio, maestro José Honório, a iniciativa visa profissionalizar as bandas e fanfarras escolares, que têm sido formadoras de grandes percussionistas que hoje tem brilhado na Banda Marta Cordeiro. “Futuramente estes jovens estarão representando o nosso município nas copas e campeonatos estaduais e até em eventos interestaduais”, afirma Honório.

Para o prefeito Júnior, o projeto Bandas e Fanfarras do Eusébio é um dos instrumentos prioritários de formação utilizado nas escolas municipais para a realização do trabalho de resgate social. “O projeto tem possibilitado que muitas crianças e jovens ocupem seu tempo com uma atividade prazerosa e de capacitação, evitando os perigos das ruas”, argumenta.