Prefeito Júnior é homenageado pela Polícia Militar

quarta-feira | 22/04/2015

O Prefeito Júnior foi agraciado na última sexta-feira (17) pela 1ª Companhia do 15º Batalhão da Polícia Militar, com um diploma e uma medalha pelos relevantes serviços prestados e pela contribuição para o melhor desempenho das atividades policiais de proteção ao bem estar dos munícipes de Eusébio e Aquiraz. A solenidade foi realizada na Escola Estadual de Ensino Profissional de Aquiraz e contou com a participação do secretário de Segurança e Cidadania de Eusébio, Lauro Leite, de autoridades policiais, de representantes do Ministério Público e do Poder Legislativo.

No encontro, o Tenente-Coronel Raimundo Nonato Ramos, comandante da 15º Batalhão da Polícia Militar fez uma explanação sobre a redução da violência na chamada 9ª Área de Segurança Integrada, que engloba o Eusébio e mais seis municípios. Segundo ele, essa conquista deve-se a integração e interação existente entre a Companhia, as Prefeituras de Eusébio e Aquiraz, o Ministério Público e o Poder Judiciário. Ele citou ainda o programa “Em Defesa da Vida” que visa a redução da criminalidade. “Nossa meta é reduzir 6% a cada período, mas nós estamos superando essa meta”, revelou.

Quanto ao Eusébio ele agradeceu a parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania. “Essa parceria tem sido primordial para o sucesso de nossas ações”, frisou. Ramos destacou a força tarefa realizada no mês de janeiro no Eusébio que conseguiu conter a escalada de violência que vinha ocorrendo. “Juntos, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal do Eusébio fomos para as ruas e fizemos uma ação preventiva, disse.

Ele agradeceu, ainda, o apoio da Guarda Municipal nas blitze que têm tirado de circulação carros e motos irregulares que seriam usados em assaltos na região. “Além disso, a secretaria nos repassa as denúncias e nos auxiliam nos Boletins de Ocorrência. É uma parceria de grande valor para nosso trabalho”, frisou.

O Capitão J. Junior, comandante da 1ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar, por sua vez, destacou a parceria da Prefeitura de Eusébio na reforma do antigo Posto da Secretaria de Fazenda, que abriga o Batalhão atualmente. Ele apresentou o efetivo e os equipamentos utilizados e afirmou que apesar das dificuldades, os policiais têm realizado um trabalho de fôlego para atender as demandas quanto a segurança da Região. Citou também a retirada de circulação de diversos bandidos e outros que ainda estão sendo procurados.

O Coronel Carlos Ribeiro, comandante do Policiamento Metropolitano, destacando que a principal meta da Polícia Militar hoje é salvar vidas. Agradeceu as prefeituras de Eusébio e Aquiraz pelo apoio à 1ª Cia e ao 15º BPM, quanto ao trabalho integrado e a reforma da nova sede, que segundo ele, deu um salto de qualidade aos trabalhos realizados nos dois municípios.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Júnior agradeceu a Polícia Militar pelo trabalho que vem sendo realizado no Eusébio de forma integrada e destacou que a Prefeitura vem atendendo todas as demandas para que o combate a criminalidade continue cada vez mais intenso. Segundo ele, sua maior preocupação é que no Eusébio não exista a sensação de insegurança entre a população e que as pessoas se sintam seguras ao andarem pelas ruas.

Júnior destacou dois projetos realizados pela Prefeitura para prevenir a criminalidade. O primeiro citado foi o Tempo Integral nas escolas e o segundo a inclusão no currículo escolar para alunos do 6º ao 9º ano da disciplina “Formação Humana e Cidadania”. Nessa disciplina são ensinados os valores morais, sociais e políticos visando termos em breve cidadãos responsáveis e cumpridores de seus deveres cívicos.

O prefeito elogiou o projeto PROERD realizado pela Polícia Militar. “O Proerd junto com a disciplina de Formação Humana e Cidadania, são dois fortes exemplos de como trabalhar com a criança e o adolescente para que seus caminhos não sejam desviados”, destacou. Ele falou ainda sobre a Guarda Municipal de Eusébio. “Quando assumimos tinhamos o efetivo de 100 guardas, hoje temos 187, capacitados e bem equipados. Agora, com a sanção pela Presidente Dilma Rousseff, do projeto que amplia os poderes das Guardas Municipais, com certeza teremos condições de auxiliar ainda mais no trabalho de prevenção da criminalidade em nossa cidade”, argumentou.

No Final, o prefeito falou sobre o trabalho realizado pelo Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que reúne o Executivo e suas secretarias, as policiais militar e civil, o Ministério Público, o Poder Judiciário com o objetivo de discutir e elaborar políticas públicas voltadas para a área de segurança. “No ano passado fizemos 8 reuniões bem proveitosas que auxiliaram a administração nas ações de segurança. Neste ano, vamos recomeçar e quero aproveitar a oportunidade para convidar Aquiraz para participar conosco. Eusébio é filho de Aquiraz e somos municípios irmãos. Juntos podemos encontrar saídas comuns para os problemas na área”, afirmou o prefeito eusebiense.