Eusébio tem aumento de 29% no número de microempreendedores

quarta-feira | 15/04/2015

Na Semana Nacional do Microempreendedor, que transcorre até o próximo sábado, o Eusébio contabiliza um crescimento de 29% no número de microempreendedores individuais em um ano. Hoje, 983 eusebienses optaram por essa modalidade de formalização contra 759 em abril do ano passado. Os dados são do Sistema de Recolhimento em Valores Fixos (SIMEI), do Governo Federal.

Para um município do mesmo porte o número é significativo, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel. Ele destaca que no Brasil, 34 em cada 100 brasileiros adultos (ou seja, com idades entre 18 e 64 anos) possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Há dez anos eram 23%.

Eilson observa que o empreendedorismo brasileiro já é superior ao da China, que é de 26,7%. É maior também que a de todos os países do Brics. Nos Estados Unidos, a fatia é de 20%. No Reino Unido é 17%; na Índia, 10%; e na África do Sul, 9,6%.

Para o prefeito Júnior, em nove anos da criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o País e o município de Eusébio vêm colhendo os frutos dessa nova legislação. “Aqui no nosso município de Eusébio, incentivamos o microempreendedorismo, oferecendo capacitação de mão-de-obra e incentivando para que essas pessoas abram seu próprio negócio. Recentemente formamos 20 novos profissionais nas áreas de manicure e pedicure e estamos negociando novos cursos para a formação de outras pessoas interessadas em ter seu negócio próprio”, assevera o prefeito.