Prefeitura de Eusébio inaugura nesta terça a sede do Instituto de Previdência do Município

segunda-feira | 13/04/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio inaugura nesta terça-feira, às 9 horas da manhã, a nova sede do Instituto de Previdência do Município de Eusébio (IPME), que fica na Avenida Cícero Sá, 498, Centro. Segundo o prefeito Júnior, o novo espaço tem como objetivo atender melhor os servidores municipais e oferecer melhores condições de trabalho aos servidores municipais. O evento contará com a presença do Prefeito Júnior, secretários municipais, vereadores e demais autoridades.

O IPME foi criado por lei em 21 de novembro de 2001, Mas somente em 2005, na primeira administração do ex-prefeito Acilon Gonçalves é que foram iniciados os primeiros processos de aposentadorias e pensões. Naquele ano, foram realizadas ações para a agilização dos processos que estavam no Tribunal de Contas dos Municípios, beneficiando assim servidores que já estavam com tempo para a aposentadoria e também o pagamento de pensionistas.

Atualmente com patrimônio de R$ 63 milhões, o Instituto têm garantidos recursos para pagamento de pensões, aposentadorias, licenças maternidade e auxilio doença aos servidores municipais. Atualmente são 127 aposentados e 36 pensionistas que recebem com recursos do IPME, o valor total mensal de R$ 225.766,90. Na atual administração do prefeito Júnior, iniciada em 2013, foi continuado o trabalho que já vinha sendo desempenhado pelo órgão na agilização dos processos de aposentadoria e pensões junto ao TCM.

O IPME passou também a acompanhar todo o processo dos exames admissionais, feito pelo próprio Instituto para que o servidor tenha seu primeiro contato com seu Instituto de Previdência. Para a presidente do IPME, Ana Lúcia Felipe Alves, a nova sede chega em uma boa hora, já que para este ano é previsto o aumento da demanda de pedidos de aposentadorias e pensões, algo em torno de 50 a 100 processos. “Estamos qualificando melhor nossos funcionários e melhorando nossa sede para atender bem aos nossos servidores públicos”, afirmou.

O IPME conseguiu também resgatar junto ao Sistema Compensação Previdenciária (Comprev) do INSS, o valor devido aos servidores até o ano de 1999, quando o regime dos servidores de Eusébio era executado pelo Instituto Nacional. O valor recebido em 2013 foi de R$ 229 mil e em 2014, R$ 119 mil. Esses valores passaram a fazer parte do patrimônio do IPME para o pagamento dos inativos do município.

Na sede do IPME, o servidor pode ter acesso à Assessoria Jurídica Previdenciária (e orientações sobre outros assuntos), perícia médica, protocolo para entrada de licenças maternidade e saúde, e exame admissional (feito por médico da Prefeitura, mas acompanhado pelo IPME desde a recepção até a entrega do resultado ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura).