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Eusébio tem aumento de 60% nas matrículas de alunos especiais

segunda-feira | 23/03/2015

O município de Eusébio teve um aumento significativo em relação às matrículas de alunos com deficiência na educação básica regular neste ano. O município teve um acréscimo demais de 60% nas matrículas deste segmento agora 2015, com relação ao ano passado. Em 2014 eram 200 alunos e neste ano o número chega a 334.

Esse aumento segue a tendência nacional de ampliação da inclusão social na rede pública de ensino. No Eusébio, todas as escolas contam com alunos considerados especiais matriculados. Eles contam com total acompanhamento de profissionais capacitados para o atendimento.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Inclusão Social da Prefeitura de Eusébio, Marcilene Lima, os alunos que já chegam com laudo médico são integrados ao ensino regular e, passam ter o atendimento com especialistas, visando sua total integração ao meio e desenvolvimento pleno. Já os alunos que se matriculam sem diagnóstico definido são encaminhados para uma avaliação.

Nesse trabalho são feitas entrevistas com as famílias, além de exames no próprio aluno para identificar a deficiência. Esse trabalho é realizado com auxilio dos profissionais do Núcleo de Inclusão e do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (Namme), formados por neuropediatras, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas. Eles auxiliam no diagnóstico e realizam o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos na sala de aula regular.

Segundo a secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde Santos, além do Núcleo de Inclusão, que realiza o atendimento dos alunos no contraturno (os do turno da manhã comparecem ao Núcleo à tarde e os da tarde pela manhã), os alunos são atendidos também nas Salas de Recursos Multifuncionais, que funcionam em 13 escolas. A cada mês, dez alunos são levados para exames, para que seja analisada a evolução dos mesmos, “os resultados tem sido acima dos esperados”, afirma.

O Núcleo de Inclusão realiza ainda reuniões de sensibilização com os professores e treinamentos para que eles possam atender os alunos especiais de uma melhor forma, possibilitando que os mesmos tenham uma inclusão plena junto as turmas do ensino regular

Segundo o Prefeito Júnior, a própria Constituição Federal prevê o direito das pessoas com deficiência à matrícula em classes comuns do ensino regular. “Esse direito é amparado no artigo 205 da Constituição Federal, que prevê a educação como direito de todos, dever do Estado e da família, com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Aqui no Eusébio buscamos dar condições para que os alunos especiais possam exercer esse pleno direito, com o apoio de profissionais capacitados e espaços adequados para isso”, revela.