Prefeito Júnior vai efetivar mais duas equipes do PSF

segunda-feira | 23/03/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, já iniciou o processo de qualificação para o funcionamento de mais duas equipes de Saúde da Família junto ao Ministério da Saúde. Segundo o secretário Mário Lúcio Ramalho, as equipes atenderão duas áreas que estavam sem cobertura do PSF – o Jabuti 21 e Novo Portugal. Com os dois novos grupos, o Eusébio passará a ter 20 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

A equipe do Jabuti 21 vai atender a população daquele bairro no Posto do Jabuti 20, que foi reformado e ampliado para abrigar mais profissionais. Ao todo, o bairro do Jabuti, que engloba os quilômetros 19, 20 e 21, passará a ter quatro equipes, duas delas já atendem no Km 20.

Já a equipe do Posto do Novo Portugal, que está em construção, atenderá também pacientes de comunidades próximas, como o Pires do Façanha. Segundo o secretário, foram adquiridos pela Prefeitura mais dois veículos para o PSF e para realização de trabalhos de transporte de pacientes, supervisão e outras ações administrativas.

De acordo com o Prefeito Júnior, além de médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem, dentista e auxiliar de dentista, cada equipe do PSF conta com apoio de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que hoje são 55 no município.

Ele observa que a meta da prefeitura é chegar a 80 ACS e por isso foi aberto processo de licitação para contratação de uma empresa que fará concurso público para contratação de 25 novos profissionais. Ele destaca ainda que o concurso vai oferecer outras 20 vagas para o cargo de Agentes Comunitários de Endemias (ACE) que são responsáveis, por exemplo, pelo combate de vetores como o Aedes Aegypti, mosquito que provoca a Dengue.