Eusébio realiza Conferência Municipal dos Adolescentes

quinta-feira | 12/03/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Eusébio (CMDCA), realiza nesta sexta-feira (13), das 8 às 15h30min, no Auditório da EEF Neusa de Freitas Sá, localizado na Rua Irmã Ambrosina, 266, Centro, a IV Conferência Municipal dos Adolescentes de Eusébio.

O encontro tem como objetivo promover, qualificar e garantir a participação de adolescentes na formulação e no controle das políticas públicas voltadas para esse segmento no município de Eusébio.Os participantes deverão elaborar subsídios para a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá no próximo dia 01 de abril de 2015, tendo como tema: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Deverão, também, escolher e homologar ainda, em nível municipal, os delegados que representarão o segmento adolescente na V Conferência.

A programação terá início às 8 horas com a recepção e credenciamento dos participantes com café da manhã, seguida de apresentação cultural e cerimônia de abertura; leitura e aprovação do Regimento Interno; orientações para os trabalhos em grupo pelos Jovens do programa Agente de Saúde Adolescente (ASA) e trabalhos em grupo sobre o Plano Decenal de Direitos Humanos de crianças e adolescentes e elaborando propostas de ação.

A programação terá continuidade à tarde com a plenária com resultados dos grupos e a escolha dos delegados adolescentes à V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Deverão participar do encontro desta sexta-feira cerca de 100 crianças e adolescentes atendidos pelos projetos e programas desenvolvidos pelas Secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Turismo, Esporte e Juventude, Desenvolvimento Social e pelas entidades e associações que trabalham este público; alunos de escolas públicas municipais, estaduais e privadas, bem como os delegados eleitos nas Conferências Livres realizadas no município.

Segundo o Prefeito Júnior, as conferências são momentos importantes para o município. “a IV Conferência Municipal de Adolescentes, em especial, será um marco simbólico, por se tratar da articulação participativa para discussão de uma série de ações integradas das diversas políticas públicas municipais, que estarão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvendo o protagonismo das crianças e adolescentes de Eusébio”, afirmou o gestor municipal.