Prefeitura de Eusébio inicia vacinação contra HPV

quarta-feira | 11/03/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde do Município (SMS), iniciou na última segunda-feira (9), a campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). Este ano, a oferta da vacina será ampliada para as meninas na faixa etária de 9 a 11 anos de idade e mulheres de 9 a 26 anos de idade que estejam com o vírus HIV. A meta é vacinar 80% do público alvo. Foram distribuídas um total de 1.240 doses nos postos de saúde e com as equipes volantes.

Segundo a coordenadora de Imunização da SMS, Rita de Cássia Alexandrino, nesta semana, profissionais de saúde estarão levando as doses da vacina para as escolas municipais, onde a meta é vacinar 100% das alunas na faixa etária indicada pelo Ministério a Saúde. Já no próximo sábado, dia 14, acontecerá o dia “D” da vacinação com atendimento nos postos da Lagoinha, Mangabeira, Jabuti, Pedras e em um posto avançado na Praça do Polo de Lazer.

“A estratégia de levar a vacina para as escolas públicas municipais é para que possamos ter êxito no alcance e adesão do público alvo, já que o foco são as adolescentes. Além das escolas, a vacina HPV quadrivalente estará disponível nos postos de saúde do município”, explica o secretário de Saúde, Mário Lúcio.

Segundo o Prefeito Júnior, a vacina é manipulada em três doses. “Devem ser vacinadas as adolescentes de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido a primeira dose. As meninas com 14 anos de idade que iniciaram o esquema vacinal deverão receber a segunda dose e seguir o esquema vacinal recomendado”, observa.

Ele destaca que estudos mostram que a melhor ocasião para vacinação contra o HPV é efetivamente na faixa etária de 9 a 13 anos, antes do início da atividade sexual e enquanto os pais ainda mantêm o hábito de levar os filhos para tomar outras vacinas administradas nessa faixa etária. Além disso, argumenta que é nessa época da vida, que a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito mais altos que a imunidade natural produzida pela infecção do

Com relação as mulheres vivendo com HIV que completaram 26 anos, elas também terão acesso a vacina, mas terão que apresentar o encaminhamento do infectologista.. Esta população foi incorporada como prioritária, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais freqüência em pacientes portadores de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).