Eusébio elabora Plano de Políticas Públicas para a Mulher

segunda-feira | 09/03/2015

No mês dedicado as mulheres, a Prefeitura Municipal de Eusébio está na fase final de elaboração do Plano de Políticas Públicas para a Mulher. O trabalho vem sendo realizado pela Assessoria de Políticas Públicas da Mulher do município. O Plano prevê 10 ítens com indicativos das ações que serão priorizadas pelo Executivo, visando garantir os direitos à vida e a cidadania.

Segundo a assessora de Políticas Públicas da Mulher de Eusébio, Elêusis Gonçalves, as ações envolvem: a Saúde da Mulher; Trabalho e Renda; Educação: Enfrentamento a todas as formas de violência; O fortalecimento da participação da mulher nos espaços de poder e decisão; Desenvolvimento Sustentável; Cultura, Esporte, Comunicação e Mídia; Enfrentamento do Racismo, Sexismo e Lebosfobia e a igualdade de mulheres jovens, idosas e as com deficiência.

Elêusis observa que o Plano deverá entrar em vigor a partir de abril deste ano, após aprovação pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. “É um plano extenso que vai funcionar de forma intersetorializada, com a participação de todas as secretarias e órgãos municipais. “Esse plano não pode funcionar de forma isolada, por isso contamos com todas as secretarias”, revela.

Outro projeto que será executado pela Assessoria é o “Mulheres da Paz”. A assessora observa que foi a proposta foi elaborada e enviada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Saúde. “Nosso projeto foi aprovado e consiste na capacitação de 50 mulheres da região da Grande Sede, que atuarão nas suas comunidades na orientação e prevenção de todos os tipos de violência doméstica, mostrando o caminho necessário para que as mulheres saiam da violência. Essa será uma forma de Assessoria chegar mais próximo da mulher eusebiense e orientá-la sobre seus direitos, deveres e sobre os projetos e equipamentos sociais que poderão beneficiá-la”, destaca.

Segundo o Prefeito Júnior, o Executivo realiza diversos projetos voltados para as mulheres eusebienses. Ele destaca as ações que visam garantir a saúde da mulher, como atendimento especializado na Policlínica; todo acompanhamento das gestantes, desde a gestação ao parto e pós-parto; projetos de prevenção de câncer nos postos de saúde; exames de ultrassonografia, mamografia, entre outros.

Cita ainda os cursos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que já formaram diversas mulheres para o mercado de trabalho. Destacou, ainda, os programas de Cestas Básicas e da Habitação Popular, cuja a titularidade é destinada as mulheres. “Durante o ano, através da Assessoria de Políticas para a Mulher e as diversas secretarias realizamos diversas atividades, como a ‘Vintena contra Violência’, o ‘Eusébio Mulher’ e outras ações pontuais como a campanha sobre a amamentação exclusiva, com palestras em todas as comunidades. Com esse Plano, com certeza teremos ações mais direcionadas e que trarão resolutividade aos anseios de todas as mulheres eusebienses”, concluiu.