Prefeitura inicia obras dos Postos de Saúde do Novo Portugal e da Urucunema

terça-feira | 03/03/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio iniciou as obras de construção das Unidades Básicas de Saúde (UBASF) dos bairros Urucunema e Novo Portugal. Com os novos equipamentos, o município passa a ter 17 postos de Saúde. “O bairro do Urucunema já possuia uma unidade de Saúde, que ficava anexa a Escola Josefa Sá, mas era um equipamento acanhado para atender a demanda da localidade. Por isso a nossa decisão de construir no bairro uma nova unidade, mais ampla e moderna”, afirma o Prefeito Júnior.

As duas unidades contarão com: Pátio Interno, Sala de Administração, Sala de Vacinas, Sala de Curativos, três Consultórios Médicos, um Consultório Odontológico, Sala de Observação, Sala de Atividades (auditório), Almoxarifado, Copa, Sala de Recuperação, Estocagem e Dispensação de Medicamentos (Farmácia), Sala de Inalação, Sala de Esterilização e Expurgo.

Cada Posto está orçado em R$ 408 mil. Serão construídos em parceria entre Prefeitura de Eusébio e o Governo Federal. O Posto de Saúde do Urucunema está sendo construído em um terreno defronte ao posto atual. Já o Posto do Novo Portugal, ficará no terreno anexo à creche Almir Ferreira da Silva. Segundo o secretário de Obras, Sebastião Albuquerque, os dois postos já estão com parte da alvenaria levantada e as obras estão em ritmo acelerado, com previsão de conclusão até o segundo semestre deste ano.

O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, observa que o Eusébio criou mais duas equipes do Programa de Saúde da Família, totalizando 21. Uma delas será lotada na Unidade Básica de Saúde da Urucunema. Já a outra já está funcionando no Posto do Jabuti Km 20, mas atendendo a comunidade do Jabuti Km 21, “com essas novas equipes, as áreas que ainda estavam sem o atendimentos passam a ser cobertas, ampliando assim o acesso da população ao atendimento básico de saúde,” revela o secretário.

Para o Prefeito Júnior, com os dois novos postos, o Eusébio está com quase todo o município coberto com serviços de atendimento básico. Segundo ele, o foco é fortalecer a saúde preventiva e evitar que a população só procure os postos de saúde quando estiverem com algum problema de saúde. “Nossos postos estão equipados com materiais e pessoal capacitado para a realizações de ações de saúde preventiva, tais como, o controle de hipertensão, diabetes, campanhas de vacinação, palestras educativas sobre amamentação, prevenção de câncer, além do acompanhamento das gestantes e ações em prol da saúde bucal, visando garantir a manutenção da saúde de todos”, frisa.