Eusébio escolhido para sediar eventos estaduais de bandas e fanfarras

sexta-feira | 27/02/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, acertou nesta semana uma parceria com a Associação do Movimento de Bandas e Fanfarras do Estado do Ceará (AMBFEC), através do seu presidente Thiago Costa. O acerto prevê a realização, no município e Eusébio, de três eventos de porte estadual referentes ao segmento de Bandas e Fanfarras, dentre eles um Seminário para regentes de bandas e fanfarras de todo o Estado, que será ministrado pelo maestro José Wilker, no dia 24 de maio próximo.

Segundo o coordenador de Música da Secretaria de Cultura e Turismo, José Honório, o maestro José Wilker é um conhecido trompista, com larga experiência na área de regência. “Wilker já dirigiu vários grupos de Bandas escolares e Orquestras, dentre os quais a Banda Filarmônica da Cidade de Conde/PB, Banda Sinfônica José Siqueira (UFPB), Grupo de Metais José Siqueira (UFPB), Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB, Orquestra do Festival Eleazar de Carvalho e Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba”, revela.

Outro evento que acontecerá no Eusébio será o Festival de Bandas de Música do Ceará, no dia 12 de Setembro. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, esse é o primeiro evento desse porte realizado fora da capital, no Ceará. “Anteriormente aconteciam festivais de bandas de música na Praça do Ferreira patrocinados pelo CDL, mas há décadas que o evento não mais acontece”, revelou.

O terceiro grande evento sediado no Eusébio será a Final do Campeonato Cearense de Bandas e Fanfarras, nos dias 31 de outubro e 1o de Novembro. O prefeito Júnior destaca a escolha do Eusébio para abrigar esses eventos, que costumeiramente ocorrem em Fortaleza. “A AMBFEC decidiu escolher o Eusébio pelo destaque que temos conquistado desde 2007 sempre ocupando o primeiro lugar no campeonato cearense de bandas e fanfarras. Quanto à capacitação para regentes, a Associação levou em conta o nosso equipamento sinfônico, um dos melhores do Estado e do País”, frisa o prefeito.