Prefeito Júnior participa dos trabalhos de abertura da Câmara Municipal

segunda-feira | 23/02/2015

Dando início aos trabalhos legislativos de 2015, o Prefeito Júnior compareceu à sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Eusébio, na manhã desta segunda-feira (23) para apresentar sua mensagem de prestação de contas do exercício de 2014 e apresentar os projetos para este ano. Segundo o prefeito, o ano de 2014 foi muito bom para o município, em diversos aspectos, na consolidação dos serviços já prestados à população, como também na geração de emprego e renda (com a chegada de empreendimentos como Atacadão, Eusébio Open Mall, construção civil e empresas de telemarketing).

O prefeito destacou a ampliação do Transporte Urbano Regular (TRUE) que passou de quatro para nove linhas para atender o maior número de cidadãos da cidade, lembrando que o Eusébio continua sendo o único município do Ceará que oferece transporte público gratuito a sua população.

Lembrou ainda que o Eusébio também mantém, com recursos próprios, o atendimento na Policlínica, que passou de 12 para 19 especialidades médicas.“Por conta dos avanços sociais e de infraestrutura, mesmo reconhecendo que ainda há grandes necessidades, o município hoje se encontra na linha de frente na atração de empreendimentos. Hoje temos um Shopping Center, um investimento de mais de R$ 50 milhões, que gerou 700 empregos. Temos o Atacadão que gerou mais de 400 empregos, 90% deles para eusebienses”, comemora.

Destacou ainda a inauguração do supermercado Guará e da Concessionária Guarautos, entre março e abril, consolidando ainda mais a geração de emprego e renda. “Teremos ainda o lançamento de diversos condomínios, entre eles o Alphaville, que vendeu as três primeiras etapas logo na abertura das vendas”.

Mesmo considerado que 2015 será um ano difícil para a economia do País, ele afirmou que o município continuará investindo, destacando a reforma e ampliação das escolas para possibilitar que 90% dos alunos possam participar do Tempo Integral. Citou a construção da creche do Parque Havaí, que terá suas obras iniciadas no mês de março. Outra creche que proximamente terá suas obras iniciadas será a das Guaribas. O atraso deveu-se a desistência da construtora que ganhou a licitação, a nível nacional. Por conta disso o MEC (FNDE) irá realizar uma nova licitação. Frisou ainda o projeto de construção de uma creche no bairro Tamatanduba, em parceira com o Governo do Estado, cujo terreno já foi adquirido, para zerar a demanda por vagas em creches naquele bairro.

Disse que a Prefeitura realizará com recursos próprios a construção de nova creche no bairro Timbú, próxima a Escola do Largão. Outros equipamentos serão construídos, e também foram mencionados: três novos ginásios poliesportivos nos bairros Lagoinha, Autódromo e Mangabeira, próximo a Escola Paulo Sá. Na área de Saúde asseverou que estão em construção os postos de saúde do Urucunema e do Novo Portugal e a ampliação para 21 equipes de saúde da família. Observou que o Eusébio conta com três Núcleos de Apoio as equipes de Saúde da Família, o que segundo ele é um excelente número que possibilita o Eusébio ter a menor taxa de mortalidade infantil do Brasil.

O Prefeito destacou ainda ações na área esportiva, como a reforma, com recursos próprios, do gramado do Estádio Municipal e até o final do seu mandato, a reforma completa daquele equipamento como também do Estádio da Mangabeira. Lembrou que a Academia de Saúde, que será inaugurada em breve reduziu as medições do estádio, mas a Prefeitura já adquiriu o terreno posterior ao equipamento para que ele tenha as medições oficiais novamente.

Quanto aos professores, o prefeito lembrou que o município concedeu aumento de 6,45% a todos os funcionários em janeiro e que o piso nacional dos professores passou de R$ 1.697,39 para R$ R$ 1.917,78 recentemente. “Só lembrando que o piso no Eusébio é de R$ 2.348,00, referente a categoria 1 do Plano de Cargos e Carreiras, 22,4% acima do piso salarial. Tivemos a informação de que o MEC, através de uma portaria vai reajustar o valor repassado, por aluno, em 13%. Realmente se isso for cumprido, repassaremos

esse reajuste também aos professores. Reconhecendo assim os que fazem a educação”, afirmou.