NASF realiza atividade de prevenção a DST’s nas escolas municipais

quarta-feira | 11/02/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família 1 (NASF 1) que abrange a Grande Sede do município, está realizando nesta semana, de 9 a 12, uma atividade educativa nas escolas, sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). A programação é realizada em parceria com o programa Agente Jovem Adolescente (ASA) e com o Posto de Saúde da Lagoinha.

A atividade consta da realização de palestras, com apresentações de slides sobre as DST’s, causas, sintomas e prevenção, parte prática a cargo dos integrantes do ASA, além da distribuição de material informativo. O objetivo é levar aos jovens noções básicas sobre o problema que afeta milhões de brasileiros, fruto da falta de informações dos mesmos.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, as doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorréia e sífilis.

Ele observa que algumas DST’s podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. “Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte”.

O Prefeito Júnior afirma que usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da AIDS, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. “Prevenir é o melhor remédio”, declara.