CAPs-Geral completa 10 anos com mais de 4 mil atendimentos

sexta-feira | 30/01/2015

O Centro de Atenção Psicossocial Geral de Eusébio (CAPs-Geral) completa 10 anos de funcionamento, este ano, tendo realizado mais de 4.200 atendimentos. O serviço tem como objetivo proporcionar um atendimento diurno às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, oferecendo cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos usuários e de suas famílias.

O CAPs-Geral conta com 24 profissionais de diversas áreas que realizam o atendimento à população, o acompanhamento clínico e promovem a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Segundo a coordenadora do CAPs Geral, Imaculada Mendonça, o Centro Psicossocial trabalha em três vertentes: a reinserção pelo Trabalho, pela Música e pela Educação.

Os pacientes com alguma habilidade, segundo ela, participam de oficinas do Grupo de Profissões como de informática e artesanato e também de cursos oferecidos pelo Núcleo de Artes Educação e Cultura (NAEC) e pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). Outra ação é trabalhar com as pessoas para a mudança profissional, quando existe algum trauma devido a atividade anterior.

O trabalho com a música deu três bons frutos para o CAPs-Geral, o coral, a banda Forró sem Preconceito, e o grupo de Percussão, que realizam apresentações em eventos oficiais do município. O trabalho com musicoterapia, segundo Imaculada, iniciado em 2009, já levou seis pacientes a alta médica.

Quanto à reinserção através da Educação, o CAPs atua incentivando os pacientes adultos a retomarem os estudos, através do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e os que já estudam, estimula através do reforço escolar para que obtenham bom desempenho no aprendizado.

Em 2014, o CAPs-Geral contou com o reforço de cinco residentes multiprofissionais em saúde mental, que auxiliaram nos trabalhos, possibilitando que o CAPS-Geral atue também fora de sua sede, atendendo

as comunidades numa verdadeira rede de atendimento. “O paciente não é só do CAPs é de toda a rede de saúde, da educação, da Cultura, da Ação Social, do Desenvolvimento Econômico, todos atuando nessa integralidade, visando a saúde mental dos cidadãos da cidade”, afirma.

O prefeito Júnior destaca a importância dos profissionais no trabalho com a saúde mental, e o benefício que esse tratamento traz aos familiares dos usuários do atendimento fornecido no CAPS. “Diante dos resultados encontrados, entendemos que o CAPs representa uma melhora importante quando se trata de cuidados em saúde mental, por isso temos priorizado esse atendimento para atender o maior número de pessoas que estejam necessitando do tratamento”, revela.