Prefeitura de Eusébio intensifica ações contra a dengue

quarta-feira | 21/01/2015

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de prevenção e combate a Dengue. Mesmo com o inverno incerto, a Secretária vai iniciar uma campanha junto à população para que continue em alerta contra um inimigo comum – o mosquito Aedes Aegypti – causador da doença. Neste ano, o Eusébio não registrou nenhum caso da doença.

Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, a situação de alguns bairros, como a Tamatanduba, se normalizou, mas há preocupação com o grande número de construções, sítios e terrenos particulares abandonados na região, que segundo ele, podem ter focos do mosquito. Ele observa que, as ações rotineiras continuam com os agentes de endemias e não está descartado o uso de fumacê nos bairros.

“No ano passado realizamos sete Levantamentos de Índice Amostral (LIA), que significa que visitamos sete vezes cada casa do município em busca de focos, além disso, fizemos três LIRAS (Levantamento de Índice Rápido Amostral) que são visitas por amostragem. Para este ano queremos manter essa média”, destaca.

O prefeito Júnior afirma que só as ações da Prefeitura não são suficientes para vencer essa guerra contra a Dengue e por isso pede a colaboração da população nessa luta. Segundo ele, as pessoas podem colaborar evitando deixar água parada e ter nos jardins e quintais recipientes que possam acumular água.

Outras dicas para manter a dengue distante são as seguintes: limpar as caixas d’água ou recipientes que acumulam água; manter totalmente fechadas cisternas, caixas d’água; furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas; limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas; jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados; não acumular latas, pneus e garrafas; encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno; não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos e não cultivar plantas aquáticas.