Prefeitura de Eusébio realiza ações contra o Sarampo

segunda-feira | 19/01/2015

A proximidade de Fortaleza, onde ocorre um surto de Sarampo, alertou a Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, para tomar medidas imediatas para evitar que o vírus circule no município. Neste mês de Janeiro de 2015, a prefeitura está intensificando o Plano de Ação para Enfrentamento do Surto de Sarampo, com diversas ações preventivas.

O plano foi iniciado em novembro e até terá continuidade até o dia 5 de fevereiro. O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, observa que os profissionais de saúde estarão, nesse período, realizando buscas ativas de casos suspeitos de sarampo e ações de bloqueio vacinal. As pessoas também devem procurar os postos de saúde visando a atualização do cartão de vacina.

“As equipes de Saúde da Família e demais serviços de saúde pública estão envolvidas nas ações de notificação, investigação e bloqueio oportunos. Também estamos notificando e encerrando os casos de sarampo no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Boletim de Notificação Semanal (BNS) e Planilha Paralela”, observou.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas.

O prefeito Júnior observa que o meio de transmissão ocorre de diretamente de pessoa a pessoa. “O indivíduo contaminado ao tossir ou espirrar lança gotículas contendo o vírus do sarampo no ar e ao inalar essas partículas, o outro indivíduo fica contaminado”, observa.

Segundo ele, os principais sintomas do sarampo são: Febre alta, acima de 38,5ºC; Mal estar; Tosse; Conjuntivite; Coceira nas feridas; Falta de apetite; Nariz escorrendo e manchas de Koplick (pequenos pontos brancos rodeados de uma zona vermelha, que se agrupam na mucosa interna das bochechas).