Jovens de Eusébio participam de solenidade da Junta do Serviço Militar

quarta-feira | 14/01/2015

A 172a Junta do Serviço Militar de Eusébio realizou, na manhã da última quarta-feira, a formação de mais uma turma do Serviço Militar. Os jovens prestaram o juramento à Bandeira Brasileira, entoaram o Hino Nacional e em seguida receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). A solenidade acontece mensalmente e segue as determinações da 7a Delegacia do Serviço Militar, a qual a Junta de Eusébio está ligada.

Segundo a secretária da Junta de Eusébio, Solange Falcão, estão sendo convocados neste ano, os jovens nascidos em 1997. Eles devem comparecer a sede da JME, que fica no Mercado Central (Avenida Eusébio de Queiroz, Centro) munidos com documentação – Certidão de nascimento ou documento de identidade; comprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador; e uma fotografia 3×4 (recente, de frente e sem retoques) para realizar seus cadastros. No mesmo dia é marcada a data de retorno para a solenidade e recebimento do documento de dispensa.

Solange destaca que o alistamento militar é obrigatório e deve ser realizado nos primeiros seis meses do ano em que o jovem completar 18 (dezoito) anos de idade. Ela observa que o não alistamento pode gerar diversos problemas ao cidadão, dentre os quais: ficar impedido de obter passaporte; ingressar como funcionário, empregado em instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional; inscrever-se em concurso público; exercer qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

A Junta Militar de Eusébio já foi condecorada pela 25a Circunscrição do Serviço Militar (CSM) com o Troféu Eficiência, oferecido aos parceiros municipais que efetuam o gerenciamento das Juntas Militares Municipais pelos relevantes serviços prestados. No ano passado, o secretário de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, Lauro Leite, também foi alvo de homenagem pela 25a CSM pelo apoio dado a Junta Eusebiense.