Programa de Residência Multiprofissional otimiza atendimentos em Saúde no Eusébio

quarta-feira | 14/01/2015

Os profissionais dos projetos de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, que atuam no município de Eusébio, estão concluindo neste início de ano o Módulo 1 (R1). O projeto, iniciado no ano passado, tem como objetivo auxiliar a formação prática desses profissionais oriundos da Escola Pública de Saúde.

O secretário de Saúde do município, Mário Lúcio, destaca que, neste primeiro ano do projeto, os profissionais aperfeiçoaram o aprendizado, fazendo do Eusébio um campo de prática para sua atuação, contribuindo também para a melhoria do atendimento nos locais onde atuam. Ele cita o exemplo do Posto de Saúde de Pedras, que recebeu os profissionais em Saúde da Família e Comunidade. “Lá eles criaram um projeto de acolhimento de pacientes, melhorando assim o atendimento local”, afirmou Mário Lúcio.

De acordo com a assistente social, integrante do projeto, Ana Maria Brito de Sousa, a melhoria do atendimento está atraindo pacientes de outros municípios, principalmente de Fortaleza. “Como a demanda externa é grande, criamos o serviço de acolhimento, fazemos o primeiro atendimento, mas explicamos que as pessoas devem procurar os postos de saúde de seus bairros e municípios”, destaca.

Segundo ela, outro diferencial foi à implantação do atendimento por agravo de saúde, em vez do realizado pela ordem de chegada. “Realizamos o acolhimento e dependendo do agravo encaminhamos para o atendimento médico. Criamos ainda um prontuário dos pacientes e assim podemos acompanhar a saúde das pessoas que procuram o Posto de Saúde”, destaca.

Ana Maria observa que além da otimização do atendimento aos pacientes, o Posto realiza também os programas direcionados pelo Ministério da Saúde, entre eles, o atendimento a diabéticos e hipertensos, puericultura, pré-natais, saúde da mulher, saúde do idoso e saúde do adolescente. O posto chega a atender, por dia, 70 pessoas.

Segundo o Prefeito Júnior, os residentes contam um preceptor, em cada especialidade, que acompanham a prática e a teoria do aprendizado e os médicos do município atuam como orientadores. “A vinda desses profissionais tem dado uma grande contribuição para nossa cidade e quem sabe será um embrião de um projeto maior, o de trazer para o Eusébio a residência médica em saúde da família”, revelou.

Segundo o secretário Mário Lúcio, além do Posto de Pedras, os profissionais de Residência em Saúde da Família e Comunidade realizam atendimentos nos postos do Jabuti, Tamatanduba e Autódromo. Já os profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, realizam atendimentos no Centro de Atendimento Psicossocial Geral e no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas. O Programa de Residência Multiprofissional é resultado de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Eusébio e a Escola de Saúde Pública do Ceará. (ESP-CE)