Eusébio realiza a avaliação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

segunda-feira | 08/12/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através das Secretarias de Educação e Saúde e apoio do Grupo de Apoio e Prevenção a Aids (GAPA), realizou nesta segunda-feira (8), o VII Encontro de Avaliação do projeto Saúde e Prevenção na Escola (SPE). O evento contou com as presenças das secretárias Ivonilde Santos (Educação), Goretti Frota (Esportes), do coordenador de Articulação Comunitária, Armando de Paula e da Coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Nelci Bezerra.

Nos dois primeiros blocos do encontro, as escolas participantes do SPE apresentaram os trabalhos realizados durante o ano. Todas abordaram temas comuns: drogas, violência, gravidez na adolescência, Dst's/Aids, bullying, alimentação, métodos contraceptivos, sexualidade, gênero e preconceito.

A Escola Raul Tavares Cavalcante II (Jabuti) apresentou um jogral destacando as ações realizadas. Já a Escola Mário Sales (Jabuti) citou as palestras realizadas em sala de aula e o apoio da Disciplina Formação Humana e Cidadania nas ações. A Escola do Cararu desenvolveu uma dinâmica abordando o tema preconceito. A Escola Paulo Sá (Mangabeira) realizou ações com aos alunos com o objetivo principal de ganhar a confiança dos mesmos para a realização das ações de conscientização, como o combate a gravidez na adolescência e o uso de métodos contraceptivos.

A Escola Evandro Ayres de Moura (Santo Antônio) apresentou as atividades em forma de cordel, apresentação bastante aplaudida pelos presentes. Já a Escola Santa Clara citou as ações mês a mês, realizadas em cada turma. A Escola São Miguel (Cauassu) também apresentou um cordel e a Escola Manoel Ferreira (Santo Antônio) elaborou um relatório em forma de livro das ações realizadas. A Escola Elisbão Pio fez um relato detalhado das ações que teve como foco o diálogo com os alunos.

No segmento, o ex-aluno da Escola São Miguel, Tiago Walraven, hoje estudante de Matemática Industrial na UFC, deu um depoimento sobre o SPE, afirmando ter sido uma experiência enriquecedora que tem lhe auxiliado na vida de universitário. “Esse trabalho voluntário que vocês estão fazendo aqui, com o SPE e o Agente Jovem Adolescente, com certeza vai enriquecer o currículo de vocês e prepará-los para os desafios da vida”, afirmou.

Apresentaram ainda os trabalhos realizados durante o ano pelo SPE as escolas: Guaribas, Neusa de Freitas Sá, Lagoinha, Izídio José Campina, Josefa Sá, Francisco Tavares de Abreu, Eduardo Alves Bezerra, Ana Bezerra, João de Freitas Ramos e Eusébio de Queiroz. O evento contou ainda com atividades dirigidas de esporte e lazer e uma avaliação do dia.

Durante o encontro aconteceram, ainda, o III Encontro de Avaliação do Agente Jovem Adolescente (ASA), onde os participantes apresentaram as atividades realizadas, e o IV Encontro de Avaliação do Projeto Nativa, que faz parte do GAPA e protagonizou, no Eusébio, de ações de prevenção à saúde nas escolas. Ação essa depois encampada pela Prefeitura, com a adesão ao SPE.

Foi apresentada a estampa vencedora, da gincana realizada nas escolas, que ilustra as camisas utilizadas durante a campanha deste ano de combate a Aids. O vencedor foi aluno Vitor Manuel.