Jovens conhecem ecossistema do Rio Pacoti

sexta-feira | 21/11/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), em parceria com a Fundação Alphaville, realizou uma aula de campo com os alunos do projeto Jovem Sustentável – Cidadania Digital, no mangue do Rio Pacoti. Eles participaram da atividade “Pra Curtir o Pacoti” realizado com apoio do Labomar. Segundo Graça Rodrigues, coordenadora da Fundação Alphaville, a atividade faz parte do módulo ambiental do projeto Jovem Sustentável.

A atividade contou na quarta-feira com os jovens das comunidades do Jabuti e Parque Havaí, e nesta quinta-feira foi à vez dos alunos dos bairros Santo Antônio e da Mangabeira. Nos dois dias participaram da programação 150 jovens. O coordenador do programa Jovem Sustentável, Francisco da Silva, observa que a ida dos jovens ao mangue tem como objetivo a integração e para que eles conhecessem de perto a biodiversidade do mangue e da natureza. “Alguns são de bairros distantes e nunca haviam ouvido falar nesse ecossistema”, frisa.

Antes de cair na água, literalmente, os alunos tiveram uma palestra ministrada por técnicos do Labomar sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pacoti. Depois, eles seguiram pela trilha ecológica até o mangue numa praia natural formada pela maré baixa. Lá eles foram divididos em quatro equipes (Vermelha, Amarela, Verde e Azul) que participaram de competições de Caiaque, Stand up e Slackline. As equipes ainda foram à “caça ao lixo”.

O técnico do Labomar, Roberto Kobaiashi, observa que atividade funcionou como uma grande gincana, onde os alunos de uma forma lúdica passaram a conhecer o ecossistema do mangue. A coordenadora do Setor de Educação Ambiental da AMMA, Stela Barros, frisou que os alunos participaram da atividade de educação ambiental de uma forma lúdica e prazerosa. A equipe vencedora fez juz a um troféu e o encontro fio concluído com um almoço.

Segundo o Prefeito Júnior, o projeto Jovem Sustentável proporciona conhecimento e práticas em temas relevantes para a sociedade, como educação ambiental, cidadania, sustentabilidade, arte e cultura. “Além disso, o programa eleva as possibilidades de novos estudos preparando os jovens atendidos para o mercado de trabalho. Por esse motivo estamos investindo para que essa parceria perdure por longo tempo”.