Alunos do Eusébio participam de avaliações da ANA e Spaece

quinta-feira | 20/11/2014

Os alunos da rede municipal de ensino de Eusébio participam de avaliações nacionais e estaduais para testar seus aprendizados, a partir deste mês. Ao todo, 3.995 alunos realizam provas da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). As provas da ANA começaram nesta segunda-feira, (17) e transcorrem até a próxima sexta-feira, dia 21, e estão sendo feitas por 866 alunos do 3o ano do Ensino Fundamental.

Segundo a secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde Santos, a ANA é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3o ano do ensino fundamental das escolas públicas. Ela observa, que além dos testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a ANA apresenta indicadores de Nível Socioeconômico e o de Formação Docente da escola.

Já as provas do Spaece, conforme a secretária, acontecerão no de período de 1 a 5 de dezembro. Participam 916 alunos do 2o ano, 891 do 5o ano, 916 do 9o ano e 406 alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), do 2o segmento. O prefeito Júnior observa que os alunos vêm se preparando ao longo do ano para participarem das avaliações, que tem como finalidade diagnosticar a qualidade da educação pública e servir de base para implementação de políticas públicas educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras.

Neste ano, a prova vai avaliar o nível de leitura dos alunos do 2o ano (Spaece-Alfa), o domínio das competências e das habilidades esperadas para as demais etapas de escolaridade nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática dos alunos do 5o e 9o anos do Ensino Fundamental e nas turmas da EJA do Ensino Fundamental (2o segmento).

Segundo o gestor, a Prefeitura realiza diversos programas de incentivo a leitura nas escolas, possibilitando que os alunos possam ter acesso a bibliotecas, livros paradidáticos e demais publicações. “Acreditamos no potencial de nossos alunos para que coloquem o Eusébio em uma boa colocação nas duas provas”, frisou.

O Spaece foi criado em 1992. A partir de 2007, o Governo do Estado ampliou sua abrangência, instituindo a Avaliação da Alfabetização e expandindo a Avaliação do Ensino Médio para as três séries, de forma censitária. Dessa forma, o Spaece passou a ter três focos: Avaliação da Alfabetização (2o ano do EF), Avaliação do Ensino Fundamental (5o e 9o anos) e Avaliação do Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries).