Eusébio assina termos de adesão com o Governo do Estado para melhor atender alunos do município

segunda-feira | 08/02/2021
Na reunião com a Crede 1 foram analisados resultados educacionais, a questão da pandemia e o planejamento para o retorno às aulas (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio assinou dois termos de adesão com Secretaria de Educação do Estado, através da Crede 1, visando melhor atender os alunos das escolas municipais e da rede estadual localizadas no município. A parceria foi pactuada em reunião da Secretaria Municipal de Educação de Eusébio com a Crede 1, que contou com a participação do prefeito Acilon Gonçalves. Segundo o prefeito, o momento serviu também para analisar resultados educacionais, a questão da pandemia e o planejamento para o retorno às aulas. “Estamos retornando de forma híbrida e buscaremos fazer dois anos em um para que nosso resultado educacional seja o ideal, onde o aprendizado, o aprender para a vida seja o objetivo”, ressaltou.

O secretário de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa Alexandre, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado.  “Recebemos parceiros importantes e estratégicos que é a Secretaria de Educação do Estado, representada pelo CREDE 1. Foi um momento de renovação de acordos na nova gestão que está se iniciando. Nessa pactuação ficou muito clara a preocupação primeiro com a segurança diante do momento que estamos vivendo de pandemia”, observou.

Ele destacou que o prefeito Acilon deixou claro o tripé que considera importante: a aprendizagem das crianças e jovens do município de Eusébio seja da Rede Municipal e Estadual; os protocolos de saúde que hoje o Eusébio vem desenvolvendo no sentido de garantir a segurança dos seus munícipes e o modelo de gestão, em parceria, que está se instalando. “Nesse sentido o prefeito assinou alguns termos de adesão, entre eles, o de transporte escolar junto ao Governo do estado, mas também de outro protocolo, uma inovação que é a Escola que trabalhará com competências sócio emocionais”, frisou Júlio César.

Pactuações

Um dos termos refere-se a questão do transporte escolar. O Eusébio pactuou com o Estado atender também os alunos da rede estadual com o transporte. Quanto ao segundo termo, ele pontua que a ideia é que as crianças e jovens eusebienses precisam, além de aprender as matérias curriculares normais como português e matemática, lidar de maneira metodologia com as competências sócios emocionais, seja a afetividade, o amor, a solidariedade e outras. “Queremos transformar essas competências em conteúdo a serem estudados e vivenciados dentro das escolas”, concluiu.

Estiveram presentes na reunião, Maricélia Damasceno, orientadora da célula de cooperação com os municípios (Cecom) da Crede 01; Rafael Brunno, gerente regional do Mais Paic e também da Cecom da Crede 01; Professora Ana Geovanda, coordenadora da Crede 01, Patrícia Castro, secretaria-executiva da Educação de Eusébio, além do secretário de Educação, Julio César e do prefeito Acilon Gonçalves.