Acilon faz balanço do ‘Prefeitura nos Bairros’ no Novo Portugal no Café com o Prefeito desta segunda

segunda-feira | 13/05/2019

Os moradores do Novo Portugal vivenciaram uma manhã diferente, neste sábado (11), com a realização do Prefeitura nos Bairros, que inaugurou uma modalidade diferente das anteriores. A programação teve início na confluência da Estrada do Fio com a Rua Bela Fonte, com a palavra inicial do prefeito Acilon Gonçalves, seguida de uma caminhada e visita às casas da comunidade. Os moradores puderem conversar diretamente como prefeito sobre as demandas do bairro, um dos mais atingidos pelas recentes chuvas. Os atendimentos com prestações de serviços ocorreram no Posto de Saúde e no CEI.

“Estamos terminando a quadra invernosa, que causou muitos danos. É o momento de passar pelas comunidades mais afetadas para traçar um plano de recuperação e prevenção a novos problemas. Aqui no Novo Portugal fazia anos que o Rio Jacundá não transbordava e este ano isso ocorreu, prejudicando algumas casas. A ideia é ouvir as demandas e preocupações da população e buscar soluções imediatas,” disse.

A caminhada contou com a participação dos secretários, que anotaram as demandas de suas pastas e para algumas delas já deram as respostas de forma imediata. Após visitar algumas casas, o prefeito fez uma parada na Escola Mundo Encantado da Criança, que vai passar por uma transformação física, até o final do mandato. Será feito um bloco de salas na frente da escola.

Segundo Acilon, se tudo ocorrer bem e se as salas atenderem do 1º ao 5º ano, será construída uma quadra poliesportiva pequena no terreno onde estão os contêineres para atender a comunidade. “Vamos dimensionar para atender do P4 até o 5º ano. Será uma creche padrão Proares 2. Vamos trazer todo o Pires do Façanha do lado de cá, principalmente os moradores das 52 novas casas do conjunto Nova Conquista,” frisou.

Acilon disse que após a reforma da escola Mundo Encantado, a Praça que fica em frente o equipamento será reformada e colocada uma academia popular, com a presença de um monitor.

Na caminhada, foram visitadas também duas ruas que alagaram devido o transbordo do Rio Jacundá, sendo que numa delas, a comunidade solicita uma passagem molhada. Em outra rua, onde já existe uma passagem molhada, a ideia é aterrar a via e levantar a passagem que durante o inverno ficou submersa. Na chegada ao conjunto Novo Portugal, o prefeito se dirigiu ao campo de futebol, que fica numa baixada, e conversou com os esportistas locais que falaram sobre as dificuldades devido os alagamentos constantes. Nesse caso a ideia proposta é aterrar o terreno e refazer o campo. Mais na frente trabalhar a possibilidade de conseguir uma Areninha para o bairro.

A programação foi concluída no Centro de Educação Infantil (CEI) Almir Ferreira da Silva. “A caminhada foi muito proveitosa e nesta segunda-feira no Café com o Prefeito peço que todos assistam e divulguem pois anunciarei muitas melhorias. O posto de saúde era a maior reivindicação de saúde, que nos últimos dias recebeu um melhoria com a parte odontológica toda nova. A parte médica também ganhou upgrade com a integração de famílias do Pires do Façanha que passarão a ser atendidas aqui”, ressaltou. Quanto ao CEI, disse que foi criado com o dobro de vagas das crianças existentes no bairro, mas quando foi inaugurada já havia uma demanda maior. Agora Acilon pontuou que o equipamento será ampliado com mais duas ou três salas para que todas as crianças de seis meses a três anos completos possam estudar no local. No final agradeceu a todos os participantes do evento e destacou que o mesmo modelo será implantado em outras edições do projeto.