Aluno eusebiense é premiado no Concurso de Poesia do Peteca

quarta-feira | 08/12/2021
Francisco Arthur ao lado da diretora Jaqueline Holanda e a socióloga do DAE, Jéssica Soares. Fotos: Jully Lioba/PME

O aluno Francisco Arthur Souza de Abreu, estudante da Escola de Ensino Fundamental João de Freitas Ramos, em Eusébio, foi premiado com o 2º lugar no Concurso de Poesia realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-CE), através do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA).

Por meio do concurso cultural, os alunos concorreram entre si, conforme suas séries letivas, em 4 modalidades artísticas: poesia, conto, música e desenho. Francisco Arthur foi vencedor com a Poesia “Uma vida reconstruída”.

O concurso foi subdividido em grupos da seguinte forma: grupo 1 – alunos do 4° e 5° ano; grupo 2 – alunos do 6° e 7° ano; e grupo 3 – alunos de 8° e 9° ano. Essa subdivisão foi estabelecida para que o julgamento das produções artísticas fosse realizado de forma mais justa e paritária.

Jéssica Soares, socióloga do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), da Secretaria Municipal de Educação, destaca o sentimento de compromisso e superação. “O sentimento de forte compromisso com nossos alunos e com a pauta de combate ao trabalho infantil. Sensação de alegria por ver nossos alunos se sobressaírem, mesmo com a situação da pandemia. E sentimento de superação pela conquista do aluno Francisco Arthur e da escola João de Freitas Ramos”, destacou.

Ainda de acordo com Jéssica, o desenvolvimento dos alunos no programa Peteca é realizado junto com os professores. “Os alunos desenvolvem o Programa PETECA junto aos professores, que incentivam e realizam atividades nas aulas online. Nossos professores e gestores participam de oficinas virtuais que orientam sobre como o Programa deve ser desenvolvido na escola”, disse.

Francisco Arthur Souza de Abreu, aluno do 9º ano da Escola João de Freitas Ramos sempre gostou de poesias desde pequeno e no 5º ano foi incentivado pelas professoras e diretora a recitar e escrever poesias.  O aluno reforça que o hábito de ler faz parte do seu dia a dia. “Eu geralmente costumo ler alguns livros durante o mês para não ficar somente no ambiente virtual. Eu acho bom o hábito da leitura para o melhor desenvolvimento”, disse.

Em relação ao 2º lugar conquistado, o aluno reforça a importância do estudo e que seus pais ficaram emocionados com a premiação. “Meus pais ficaram muito felizes e orgulhosos com a notícia, e eu fico muito feliz com a felicidade deles”, reforçou.

Além da conquista do 2º lugar como melhor poesia, Francisco Arthur também é medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia 2021 e foi selecionado para disputar a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática 2021. Ele incentiva aos estudantes a ter como meta o estudo. “O estudo independente de qualquer coisa é a melhor forma de chegar lá. Com esforço e dando tudo de si, dá tudo certo”, incentiva.