Atletas de Eusébio conquistam medalhas de ouro e bronze no Campeonato Cearense de Karatê

quinta-feira | 25/11/2021
Os atletas participam do projeto Karatê para Todos realizando pela Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Esporte e Juventude (Fotos: Levy Oliveira/PME)

Os atletas Samila Batista, Luiz Gustavo e José Éverton foram vencedores do Campeonato Cearense de Karatê representando o Eusébio. Sâmila Batista, de 24 anos, ficou em 1º lugar conquistando a medalha de olho na categoria kumite. Além dela, Luiz Gustavo (13) e José Everton (24) também chegaram ao pódio conquistando o 3º lugar respectivamente no Campeonato Cearense.

Sâmila Batista, campeã cearense de 2021, é estudante de Educação Física e participa do projeto Karatê para Todos, da Prefeitura de Eusébio, já há algum tempo. Segundo ela, o envolvimento com o karatê vem desde os 7 anos de idade. Ela destaca que o projeto é uma ponte para quem não tem acesso ao esporte, “esse projeto ajuda a chegar mais perto daquelas crianças que não tem condições de acesso ao esporte. Somos gratos ao prefeito Acilon (Gonçalves) e ao secretário Michel (Choquito) por nos dar condições de participar do projeto.”, disse.

A atleta ainda pontuou que não acreditava muito no seu potencial, mas os professores a ajudaram a seguir em frente. “Eu mesma não acreditei em mim mesma e meus professores me fizeram acreditar na minha capacidade, confesso que sou um pouco insegura. Mas, fui lá e fiz. Estou bem feliz com o resultado.”, disse. Já Luiz Gustavo, que ficou em 3º lugar em duas categorias, o Kata e Kumite, destaca que o esporte o ajudou muito na saúde mental e física. “O karatê trouxe muitos benefícios para minha saúde mental e física. Melhorei muito, até no estudo. Eu pretendo seguir na carreira e evoluir para competir mais”, disse.

José Éverton, que trabalha como frentista no Eusébio e participa do projeto ficou em 3º lugar na categoria Kumite. Ele destaca que já frequenta aulas de karatê há doze anos, “moro no Eusébio há 10 anos e participar do projeto nos meus horários de folga tem sido gratificante. A medalha que recebi é um grande incentivo para continuar”, disse.

Segundo Israel Delano, Coordenador de Karatê da Secretaria de Esporte e Juventude de Eusébio, Samila, Luiz Gustavo e José Éverton já estão em treinamento para participarem dos campeonatos que serão realizados em 2022. “Os treinos estão acontecendo na sede da Sejuv, no Santo Antônio, Jabuti, Mangabeira e no estádio municipal com foco nos campeonatos do ano que vem, que nossos atletas participarão. No próximo ano teremos o campeonato cearense e o campeonato brasileiro e eles estarão representando nosso município”, disse. Israel ainda pontou que a Secretaria pretende implantar aulas de karatê em outros bairros de Eusébio.