CAPs AD comemora os bons resultados do combate e prevenção ao uso de drogas

domingo | 19/07/2015

O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPs AD) do Eusébio realizou na última quinta-feira (17) uma festa de confraternização, ainda, em comemoração aos seis anos de criação da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas e a implantação da política de prevenção e combate as drogas ilícitas no município de Eusébio. Ainda, aproveitando o clima junino, pacientes, familiares e profissionais que atuam na área de saúde mental e de assistência social protagonizaram momentos alegres de socialização.

A festa contou com pacientes e profissionais do CAPs AD, CAPS Geral, membros do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), do Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) e da Casa do Idoso. “Foi uma festa de confraternização e de comemoração, pelos bons resultados da Campanha VI Campanha Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, realizada no início do mês, onde conseguimos atingir um grande número de pessoas, orientando-as sobre os riscos das drogas”, revelou Micheline Said, assessora especial de Políticas Sobre Drogas do município de Eusébio.

Ela destacou, ainda, a atuação da Assessoria durante a festa São João do Eusébio, onde conseguiu junto à juíza da Terceira Vara Cível da Infância e Juventude da Comarca de Eusébio, Jane Eire Fernandes Alves, a edição de uma portaria disciplinando a entrada e permanência de crianças e adolescentes até 15 anos durante o evento. “Essa medida foi primordial, pois não tivemos nenhuma ocorrência durante os quatro dias de festa de crianças ou adolescentes envolvidas com o uso de álcool e outras drogas”, comemorou.

O CAPs AD, hoje, conta com 45 pacientes/dia em média, mas segundo Micheline são mais de mil pessoas beneficiadas diretamente com o serviço. O prefeito Júnior destaca que a política desenvolvida pelo município de prevenção e proteção as crianças e adolescentes tem a colaboração primordial do CAPs AD e da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas. “Esse trabalho conjunto, inclusive com outras secretarias, como a de Educação, com a implantação da disciplina Formação Humana e Cidadania, é que vem dando esse suporte e que vem contribuindo para a redução de usuários de drogas em nosso município”, afirmou.