CAPS Geral do Eusébio comemora 10 anos de fundação

segunda-feira | 13/04/2015

O Centro de Atenção Psicossocial Geral de Eusébio (CAPs) comemorou na última sexta-feira, dia 10, seus dez anos de atividade. O evento contou com as presenças do Prefeito Júnior, do ex-prefeito Acilon Gonçalves, do secretário e Saúde, Mário Lúcio, dos vereadores Nonato Xilito e Roberto Rocha, demais autoridades, pacientes, profissionais, familiares e população em geral. Durante a solenidade, os pacientes do CAPS-Geral apresentaram uma pequena mostra do resultado das oficinas de arte que fazem parte das terapias realizadas pelo Centro.

A solenidade foi aberta com os pacientes entoando o Hino do Eusébio, ao som de Sanfona e Zabumba, que foi acompanhado por todos. Em seguida, a coordenadora do CAPs, Imaculada Mendonça, destacou as diversas conquistas nos 10 anos de história do Centro, frisando o empenho dos profissionais e as parcerias com demais órgãos de saúde e da administração para a execução do trabalho. “Vestimos essa camisa do CAPs, pois acreditamos na promoção da saúde de forma integral para todos. Aqui realizamos esse trabalho de resgate de cidadãos”, frisou.

O ex-prefeito Acilon Gonçalves, observou que o CAPs, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Policlínica foram três grandes equipamentos inaugurados nos 100 primeiros dias de sua administração em 2005. “Que bom que esse equipamento continua até hoje prestando relevantes serviços a nossa sociedade. Quero agradecer ao prefeito Júnior por ter dado segmento a esse projeto que nós plantamos”.

Acilon falou ainda que o sucesso do trabalho do CAPs é demonstrado pela permanência da maioria dos profissionais que iniciaram em 2005 o projeto. “Numa área de tanta rotatividade, eles preferiram permanecer aqui movidos pelo amor, respeito e o reconhecimento dos pacientes, principalmente,” destacou.

Em seguida, falou o secretário de Saúde, Mário Lúcio, frisando que a grande comemoração pelo CAPs ocorre no dia-a-dia, através do sorriso no rosto dos pacientes que recebem tão bons serviços. “O CAPs do Eusébio hoje é reconhecido em todo o estado, inclusive recebendo pacientes de todo litoral leste. Os serviços daqui nos dão muito orgulho. Quando iniciamos esse trabalho junto com o Dr. Acilon queríamos trazer para cá um serviço mais perto da comunidade, já que pacientes eram internados na rede terciária, quando poderiam ter um tratamento de melhor qualidade mais próximo de suas casas. Hoje vemos os frutos de todo o trabalho empenhado”, asseverou.

O Prefeito Júnior, em seu pronunciamento, destacou que o município de Eusébio é referência em saúde mental, como é em outras áreas, pela seriedade e compromisso dos profissionais que dedicam suas vidas em prol do bem comum. Ele destacou por ser referência é que a Saúde de Eusébio, conseguiu trazer para a cidade a Residência Multiprofissional, que vem otimizando o serviço, inclusive em Saúde Mental. “Estamos no segundo ano dessa residência, que tem obtido grande sucesso. Em breve teremos também a Fiocruz que trará o ensino e a pesquisa na área de saúde para o Eusébio, o que trará melhorias ainda maiores para nosso município”.

O chefe do Executivo destacou que a Prefeitura continua trabalhando para trazer para a cidade uma sede de grande porte para o CAPs, e que já está tomando as providências em busca de recursos federais para a construção de um grande Centro de Atenção Psicossocial que englobará em um só espaço o atendimento geral, de dependentes químicos (Álcool e Drogas) e o Infantil, cada um em um setor próprio. “Dos três projetos que apresentamos no ano passado conseguimos o Centro de Reabilitação e a reforma de cinco postos, mas não desistimos e com certeza conquistaremos um projeto bem mais amplo para abrigar as ações de saúde mental em nossa cidade”.

Após os pronunciamentos, foi apresentada uma pequena mostra da peça que os pacientes do CAPs farão na 4ª Mostra de Música Percussiva da Universidade Federal do Ceará, que acontecerá no segundo semestre deste ano. O CAPs já participou da 2ª Mostra com o grupo Forró sem Preconceito. No final os presentes cantaram os parabéns e cortaram o bolo comemorativo.