Carajás Home Center é inaugurada gerando 400 empregos diretos e indiretos no Eusébio

terça-feira | 24/08/2021
Prefeito Acilon destacou as potencialidades do Eusébio e afirmou que o TRUE ampliará as rotas para atender os trabalhadores do empreendimento (Foto: July Lioba)

O Eusébio passa a contar com uma das maiores lojas de materiais de construção do Nordeste, com a inauguração, nesta terça-feira (24), da Carajás Home Center. A loja do Eusébio é a terceira unidade no Ceará (as outras estão em Fortaleza e Juazeiro do Norte), e conta com 36 mil metros quadrados de área total. São 7 mil metros quadrados de área de venda e estacionamento para cerca de 500 veículos. A empresa investiu R$ 60 milhões na nova unidade. Do total de contratados, 40% dos funcionários do Carajás são do Eusébio.

A empresa chega com força total para alavancar a indústria de construção civil do município e da Região. Presente a solenidade de inauguração, o prefeito Acilon Gonçalves destacou o tempo recorde que a empresa foi erguida. “Recebi há menos de 90 dias o grupo e buscamos eliminar todas as burocracias para que o projeto fosse aprovado em tempo recorde”, frisou.

Segundo Acilon, a certeza que a empresa dará certo, é porque no Eusébio tudo que você planta dá. Ele destacou que no Eusébio existe o transporte dentro da cidade que é gratuito, que é móvel em suas escalas, que podem ser modicadas para a realidade da economia da cidade. “Se for necessário o transporte para o ir e vir dos funcionários vamos modificar e ampliar essa rota. Nosso interesse é o bem estar de todos e que nossa cidade, que já é a melhor cidade para se viver do Ceará, também seja a melhor cidade para se trabalhar,” afirmou Acilon.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio. Eilson Gurgel, destaca que a Carajás é mais uma gigante que chega ao Eusébio e se instala no corredor de Desenvolvimento que mais cresce no estado, que é a CE-040. “A empresa com certeza vem atender o exigente consumidor do Eusébio, com um mix de produtos que para todos os gostos. Hoje é um grande dia para o município que mesmo diante da grave crise sanitária e econômica vem mostrando sua pujança,” pontuou.

A empresa

A Carajás foi fundada em 1974 em Maceió, Alagoas, e se transformou em um dos mais importantes home centers do Brasil, ocupando a 8ª posição no ranking das lojas de materiais de construção, segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO). Ao longo de 48 anos de história o grupo Carajás tem atuado no mercado varejista e acelerado seu projeto de expansão com 10 lojas distribuídas no Nordeste (3 em alagoas, 3 na Paraíba, 1 no Rio Grande do Norte e 3 no Ceará) mais duas a serem inauguradas até dezembro (Maceió e Piauí). O Grupo também atua no ramo de reflorestamento em Minas Gerais.

A loja trabalha nos segmentos da construção, acabamento, casa e decoração, manutenção elétrica e hidráulica, tecnologia e lazer, bem estar e beleza. Segundo Gerson de Paula, Diretor de Operações Vendas e Logísticas da Carajás, a loja do Eusébio foi montada em 38 dias. Ele destacou que foram 15 dias de formação dos trabalhadores não só para a venda dos produtos, mas para o bom atendimento.  Já o gerente geral da Carajás-Eusébio, Tadeu Vilar, o recado para a equipe de Eusébio é que faça a diferença, “Temos a responsabilidade de a comunidade abraçar a Carajás, que nos tenha como parceiros e que façamos a diferença para essa região para essa população,” frisou.

Desenvolvimento

Álvaro Mendonça, conselheiro comercial da Carajás, disse que quando esteve pela primeira vez Eusébio ficou impressionado com o desenvolvimento da cidade, por suas inúmeras empresas de grande porte. “Fico muito feliz em estarmos hoje aqui, somando, gerando emprego, gerando renda. Certamente a Carajás será um sucesso.

Já Abílio Mendonça, vice-presidente do Grupo Carajás, salientou que há pouco mais de um ano, enquanto muitos empresários resolveram ficar em casa chorando para esperar como ficaria o mundo, a Carajás resolveu continuar trabalhando para vencer. “O futuro se faz com trabalho. Hoje é a realização de uma parte do sonho, pois o céu é o limite para essa empresa, que nasce e renasce todos os dias. Foram 90 dias para construir essa loja do zero, mas tivemos sorte porque temos uma equipe que acredita. Queremos agradecer ao prefeito e sua equipe que nos deu todo apoio para que esse dia chegasse!” afirmou.

Fechando a solenidade o presidente do Grupo, Álvaro Mendonça, também fez seus agradecimentos à prefeitura e afirmou que a empresa chega na esteira do desenvolvimento que o Eusébio vem experimentando nos últimos anos e dará sua parcela de contribuição para que o crescimento seja constante. Em seguida, foi feito o corte da faixa, marcando a inauguração da loja, que abriu ao público a partir do meio dia desta terça-feira (23).

Estiveram presentes na solenidade a primeira-dama Marta Gonçalves, os secretários: Júlio César Alexandre (Educação), Michel Choquito (Esporte e Juventude), Rejane Sales (Segurança), Patrícia Studart (Adjunta de Desenvolvimento Social), Tamara Holanda (Gabinete), Ícaro Sampaio (Obras e Serviços Públicos), Eilson Gurgel (Desenvolvimento Econômico), Israel Araújo (AMMA) e Alexandre Cialdini (Finanças).