Casa de Convivência trabalha pela saúde integral dos idosos

sexta-feira | 31/07/2015

O Centro de Convivência dos Idosos da Sede (Parque Havaí) oferece um serviço integral de atenção à Saúde às pessoas da terceira idade no município de Eusébio. Além dos serviços de rotina, com atendimento em fisioterapia, clínica geral, atividades físicas e de convivência, o local está oferecendo diversos cursos, entre eles crochê, violão, artesanato, além de aulas de hidroginástica aos seus usuários.

A Casa da Sede-Parque Havaí funciona de segunda à sexta. As atividades ocorrem pela manhã e são concluídas com um almoço. Já nas sextas-feiras acontece um show de forró ao vivo, com a banda Forró sem Preconceito, formada por pacientes do CAPs-Eusébio. “Os idosos adoram as atividades e voluntariamente procuram às casas. Eles participam de momentos de socialização, de atividades físicas e recebem atendimentos de profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) que funcionam na Lagoinha, Timbú e Jabuti”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Marta Gonçalves..

Segundo Júnior, as pessoas da terceira idade do Eusébio, hoje, contam também com um serviço especializado de geriatria na Policlínica. Ele observa que o ganho maior com as diversas atividades oferecidas, é com a saúde física e mental dos participantes. “Com as atividades eles ganham mais resistência, se sentem produtivos e conseguem ter uma vida saudável e feliz”, afirma o gestor municipal.

“Temos ainda outro projeto, que é o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que atende pacientes acamados, ou que convalescentes de cirurgias e para pessoas com dificuldade de locomoção”, pontuou. O prefeito destacou ainda que em breve a Prefeitura estará construído um Centro de Especialidade em Reabilitação que atenderá não só os problemas motores, como a oculares e a mentais. No Eusébio funcionam oito Casas de Convivência de Idosos (Parque Havaí, Cauaçu, Tamatanduba, Timbú, Mangabeira, Santo Antônio, Santa Clara e Jabuti) atendendo mais de 400 idosos.