Centro de Especialidades Odontológicas do Eusébio atende mais de 18 mil pacientes por ano

segunda-feira | 05/06/2017

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), unidade de saúde ligada a Secretaria de Saúde do Eusébio atende em média, 1.540 pacientes, por mês e 18.480, por ano. São sete consultórios odontológicos que realizam atendimentos em cirurgias, periodontia (tratamento de gengivas), endodontia(tratamento de canal), tratamento com pacientes especiais. Os atendimentos são referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde.

O Prefeito Acilon Gonçalves observa que o CEO do Eusébio é considerado um dos melhores e mais bem equipados da região metropolitana, inclusive atendendo também pacientes de Aquiraz, referenciados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizado na Eusébio.

O CEO tem capacidade de realizar 1.900 procedimentos por mês. O carro-chefe hoje do Centro é o atendimento a pacientes especiais. Para tanto, o Centro realizou um cadastro com pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial Geral (CAPs Geral) do Eusébio e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

O local oferece atendimento odontológico especializado à população de Eusébio em tratamento de canal, doenças da gengiva, cirurgias, diagnóstico de câncer bucal. Segundo Acilon, o atendimento básico em saúde bucal é realizado por 15 equipes de atendimento bucal, cobrindo 100% da população de Eusébio. O Centro realiza atendimentos em endodontia, periodontia e cirurgias, raio–x, tratamento de higiene, consultas de estética, estomatologia (câncer bucal), odontopediatria (atendimento às crianças) e atenção básica.

O Centro de Especialidades Odontológicas de Eusébio foi inaugurado em 2005, sendo inicialmente do tipo II. No ano seguinte ele passou pela primeira reforma e foi reinaugurado com um espaço maior e melhor equipado, juntamente com o Laboratório Regional de Próteses Dentárias, que confecciona 100 próteses por mês e 1.200, por ano e o Centro de Estudos em Saúde Bucal. Após nova reforma em 2014, ele retornou à comunidade agregando o Programa de Qualidade na Atenção Especializada, dando mais agilidade e qualidade ao atendimento dos pacientes.

O CEO do Eusébio homenageia a Dra. Berenice Gonçalves, odontóloga, mãe do prefeito Acilon Gonçalves. Dona Berenice foi uma das precursoras da saúde bucal no Estado, militando por 40 anos no setor e sempre atuando para que os mais pobres tivessem acesso ao atendimento bucal.